SEMINÁRIO DE TURISMO

O turismo como fator de desenvolvimento econômico e social de base local foi destacado pelo secretário de Turismo, Romualdo Pereira, na abertura do I Seminário do Plano Integrado e Estratégico de Marketing Turístico de Ilhéus, um evento que reúne no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, mais de 200 pessoas, entre políticos, empresários, representantes da comunidade acadêmica e especialistas da área de turismo com o objetivo de formatar uma proposta para Ilhéus.

Ele destaca que o Plano Integrado e Estratégico de Marketing, que está sendo discutido agora, é fruto de um trabalho iniciado há três anos, quando foi convidado pelo prefeito Jabes Ribeiro para assumir a Ilheustur, hoje substituída pela Secretaria de Turismo, um projeto que tem de ser desenvolvido em conjunto com o empresariado e a sociedade civil organizada e oferece um novo enfoque para o desenvolvimento do turismo, inclusive gerando emprego e renda.

DIMENSÃO – O secretário lembrou, que o projeto ganha uma nova dimensão em função da inclusão de Ilhéus no Plano Nacional de Municipalização do Turismo, o que vai permitir não apenas o acesso a recursos do estado e da União, como também a programas voltados para o incremento da atividade turística: “fizemos um projeto que foi elogiado e agora, estamos na fila para obter os recursos liberados a partir de 2003,” complementou.

Romualdo Pereira disse ainda, que o Plano de Marketing entra agora na sua segunda etapa agora, com a divulgação do segundo relatório e a realização em paralelo de um seminário que reúne técnicos, políticos e empresários, além de abrir espaço para uma parceria com a Uesc, representada no evento pelo reitor Antônio Joaquim Bastos e uma equipe de pesquisadores; além da Bahiatursa e do Sebrae.

Ele enfatizou ainda, o potencial do turismo ecológico, tendo como base a Lagoa Encantada, a Mata da Esperança e a promoção de debates sobre o tema, com a participação do secretário de Meio Ambiente, Jorge Khoury, “o que só vai enriquecer o nosso plano em fase de conclusão.” Um outro ponto ressaltado pelo secretário, é com relação a uma reunião promovida pelo Ministério do Turismo com representantes da Bahia e do Nordeste e como hoje, a venda de um destino exige a formatação do produto e um plano de marketing, “nós saímos na frente e vamos avançar no sentido de atingir as metas pretendidas,” finalizou.

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