DIMENSÃO – O secretário lembrou, que o projeto ganha uma nova dimensão em função da inclusão de Ilhéus no Plano Nacional de Municipalização do Turismo, o que vai permitir não apenas o acesso a recursos do estado e da União, como também a programas voltados para o incremento da atividade turística: “fizemos um projeto que foi elogiado e agora, estamos na fila para obter os recursos liberados a partir de 2003,” complementou.
Romualdo Pereira disse ainda, que o Plano de Marketing entra agora na sua segunda etapa agora, com a divulgação do segundo relatório e a realização em paralelo de um seminário que reúne técnicos, políticos e empresários, além de abrir espaço para uma parceria com a Uesc, representada no evento pelo reitor Antônio Joaquim Bastos e uma equipe de pesquisadores; além da Bahiatursa e do Sebrae.
Ele enfatizou ainda, o potencial do turismo ecológico, tendo como base a Lagoa Encantada, a Mata da Esperança e a promoção de debates sobre o tema, com a participação do secretário de Meio Ambiente, Jorge Khoury, “o que só vai enriquecer o nosso plano em fase de conclusão.” Um outro ponto ressaltado pelo secretário, é com relação a uma reunião promovida pelo Ministério do Turismo com representantes da Bahia e do Nordeste e como hoje, a venda de um destino exige a formatação do produto e um plano de marketing, “nós saímos na frente e vamos avançar no sentido de atingir as metas pretendidas,” finalizou.