Com o intuito de capacitar professores das redes municipal e estadual de ensino de Ilhéus, sempre com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação (PCNs), a Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) está implementando grupos de estudo que discutem sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente. Os encontros acontecem quinzenalmente, no campus da instituição, “onde os debates e estudos são complementados com visitas técnicas a locais pertinentes ao assunto em discussão. A duração da formação deste grupo será determinada pelo empenho dos participantes, sendo ao final emitido certificado de freqüência”, destacou o presidente, professor Soane Nazaré de Andrade.
Já o gerente de Projetos e Desenvolvimento Ambiental da Maramata, professor Fábio Massena – que integra a equipe de coordenação dos trabalhos – o trabalho é resultado de adesão feita pelos professores no terceiro painel científico realizado em novembro do ano passado. “Ficamos muitos satisfeitos com este primeiro encontro. Acreditamos que teremos grande êxito no andamento desta atividade que será de fundamental importância para a inserção da educação ambiental de forma organizada na escola e na comunidade”, explica.
PRESENÇAS – Segundo o professor Soane Nazaré de Andrade, para essa ação – que aconteceu no dia 17, com um total de trinta participantes, além da coordenadora do Projeto Águia da Cultura, professora Maria de Lourdes Telles, estiveram presentes representantes das escolas Menor do Futuro, Vovô Isaac Perpétua Marques e Professor Osvaldo Ramos, Centro Comunitário Dr. Nelson d`Oliveira (Nelson Costa), Projeto BMD e ArtEducação e Creche Solidariedade, dentre outras.