Num trabalho articulado entre os clubes de serviço e da terceira idade, associações de moradores, Marinha, Exército e também com a Infraero, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde, antecipa na sede e zona rural de Ilhéus a campanha nacional de vacinação de idosos, que acontece no dia 17 de abril. No município, os trabalhos serão realizados a partir do dia 14 do mesmo mês, com a proposta de imunizar 27 mil e 510 idosos a partir de 60 anos de idade. Em paralelo, a coordenação dos trabalhos decidiu colocar em ação com equipes distintas, vacinar cães e gatos.
Para que os trabalhos alcancem pleno êxito principalmente no dia nacional da campanha, serão instalados 40 postos fixos que serão distribuídos em quatro zonas da cidade. Já no interior do município a campanha será desenvolvida em cinqüenta pontos diferentes. Na oportunidade, vão trabalhar auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiras e agentes comunitários de saúde que vão atuar nos espaços que serão cedidos pela Marinha, Exército e a Infraero para funcionar como postos de vacinação.
Na opinião do secretário de Saúde, Paulo Medauar, a vacina, conforme dados científicos, é o meio mais eficaz para prevenir a gripe. Segundo ele, as gripes são causadas por vírus. “Existem aproximadamente 150 vírus da gripe, o que toma muito difícil desenvolver um tratamento preventivo contra eles. Após o primeiro contato com o vírus, há um período de incubação de 48 a 72 horas antes da apresentação dos primeiros sintomas”, ressalta.
Ainda de acordo com o secretário, uma gripe dura em média sete dias, sendo que em alguns casos pode durar duas semanas. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são imunizadas contra a gripe em países de todo o mundo, a exemplo do Brasil, França, Inglaterra, Uruguai, Argentina e EUA.