ILHÉUS INTENSIFICA AÇÕES DA CENTRAL DE MARCAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE CONSULTAS

Com o intuito de facilitar o acesso ao atendimento diário e gratuito na área médica, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, implantou a Central de Marcação e Autorização de Consultas que funciona na rua Sete de Setembro, centro,com serviços de internações e autorização de procedimentos cirúrgicos – exames de média e alta complexidades – para atender principalmente pacientes que moram próximos às unidades de saúde. A informação é do coordenador do Setor de Auditoria, Controle e Avaliação da secretaria, o médico Anísio Carvalho, salientando que, com a inauguração da Central de Marcação, o paciente ao se dirigir até um posto para o atendimento básico, se necessitar, por ventura, de qualquer tipo de consulta especializada, a própria unidade em que o paciente for atendido se encarrega de marcar dia e hora junto à Central. Com data e horário pré-marcados elimina-se as longas filas, além de também oferecer um maior conforto e comodidade para o paciente usuário do SUS.

Em função do grande número de pacientes oriundos de diversos municípios que não fizeram pactuação com Ilhéus e se utilizavam desses serviços, é que o Conselho Municipal de Saúde aprovou proposta para que os usuários do Sistema Único de Saúde (Sus) comprovem com qualquer documento pessoal na hora de marcar consultas. Para receber a autorização, o paciente poderá apresentar conta de energia elétrica ou de telefone, cujo nome conste no pedido de autorização ou do cônjuge, contrato de aluguel com firma reconhecida, certidão de nascimento para menor, atestado de matrícula em escola do município, contracheque, cartão Sus ou de algum órgão governamental. A Central também estabeleceu alguns alternativos, podendo ser atestado de residência assinado por autoridade policial ou escritura de imóvel residencial no município.

Segundo o secretário Paulo Medauar, essas medidas foram tomadas para preservar o acesso aos usuários da cidade, assim como dos municípios pactuados, garantindo dessa forma todos os benefícios. Segundo ele, sem esse controle o município de Ilhéus terminaria atendendo uma quantidade acima de sua capacidade, desorganizando todo o sistema, “e prejudicando aqueles que têm seus direitos legais de serem assistidos”. Na sua avaliação, a Central de Marcação vem obtendo total êxito, inclusive com reconhecimento por parte dos usuários, pois modernizou o sistema extinguindo assim as filas nos postos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *