As homenagens às mulheres mais idosas de Ilhéus, evento que será realizado com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus, acontecerá a partir das 9h30min de amanhã, sexta-feira, 5 de março, no Clube Social do Malhado. A primeira a ser homenageada será a dona Uvinha, a mais velhas das quatro senhoras, com 100 anos de vida e um passado de luta que enche de orgulho seus familiares e amigos. Aposentada como doméstica, dona Uvinha é filha de Itacaré e vive em Ilhéus há cerca de 70 anos, residindo com filhos, netos e bisnetos, no alto de São Sebastião, bairro que ajudou a fundar no centro da cidade.
Segundo a presidente da Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José Rodrigues, as homenagens se enquadram na política dos idosos e atende aos anseios da instituição, uma vez que o evento tem como principal objetivo o reconhecimento da contribuição valiosa prestada por pessoas que trabalharam para o crescimento do município, e assistiram de perto a luta em defesa da emancipação da mulher.
MEMORIAL – O transcurso do Dia Internacional da Mulher também será comemorado pelo Memorial da Cultural Negra, – espaço sediado na rua 19 de Março -, com um programação que será iniciada às 19h30min de segunda-feira (8). Das atividades constam palestras, debates shows culturais e mostra de vídeo. Segundo o memorial, mães de santo, professores, artistas e trabalhadores em geral, dentre outras, participarão das atividades do Dia Internacional da Mulher.