MULHERES COM MAIS DE 90 ANOS RECEBEM HOMENAGENS EM ILHÉUS

Atravessar mais de nove décadas e romper a barreira do século XXI com lucidez, é um privilégio de poucos , principalmente num país onde as atuais estatísticas de vida do brasileiro chegam à média de 65 a 72 anos de idade. Aproveitando a extensão de vida marcada por um trabalho de contribuição social e familiar de senhoras que residem no município de Ilhéus, e o transcurso do Dia Internacional da Mulher, segunda-feira 8 de março, a Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia, homenageará quatro mulheres que se enquadram nesse perfil e são consideradas as mais idosas do município, pelo menos que se tem conhecimento.

As homenagens às mulheres mais idosas de Ilhéus, evento que será realizado com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus, acontecerá a partir das 9h30min de amanhã, sexta-feira, 5 de março, no Clube Social do Malhado. A primeira a ser homenageada será a dona Uvinha, a mais velhas das quatro senhoras, com 100 anos de vida e um passado de luta que enche de orgulho seus familiares e amigos. Aposentada como doméstica, dona Uvinha é filha de Itacaré e vive em Ilhéus há cerca de 70 anos, residindo com filhos, netos e bisnetos, no alto de São Sebastião, bairro que ajudou a fundar no centro da cidade.

Seguindo a cronologia etária, a segunda homenageada será dona Maria Ubelina Bispo , que tem 99 anos e reside com filhos e netos no bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus. A primeira cineasta baiana, Aline Silva, de 94 anos, que mora na praça Castro Alves, centro da cidade, com as irmãs, vai ser a terceira homenageada das comemorações antecipadas do Dia Internacional da Mulher, da Associação de Pré-idosos do Sul da Bahia. A última homenagem destina-se a Maria Tereza dos Santos, que tem 93 anos e mora no centro da cidade.

Segundo a presidente da Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José Rodrigues, as homenagens se enquadram na política dos idosos e atende aos anseios da instituição, uma vez que o evento tem como principal objetivo o reconhecimento da contribuição valiosa prestada por pessoas que trabalharam para o crescimento do município, e assistiram de perto a luta em defesa da emancipação da mulher.

MEMORIAL – O transcurso do Dia Internacional da Mulher também será comemorado pelo Memorial da Cultural Negra, – espaço sediado na rua 19 de Março -, com um programação que será iniciada às 19h30min de segunda-feira (8). Das atividades constam palestras, debates shows culturais e mostra de vídeo. Segundo o memorial, mães de santo, professores, artistas e trabalhadores em geral, dentre outras, participarão das atividades do Dia Internacional da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *