ILHÉUS COMEMORA SUCESSO DA ALTA TEMPORADA

O Verão Cravo e Canela 2004 promovido pela Prefeitura de Ilhéus registrou de dezembro até a segunda quinzena de fevereiro uma movimentação recorde de turista, não só de municípios circunvizinhos e da capital, como também de vários outros estados brasileiros e do exterior. Embora ainda aguarde resultado de pesquisa que anualmente é realizada pela Bahiatursa, o secretário de Turismo, Romualdo Pereira, destaca que neste período as cabanas de praia das orlas norte e sul sempre se mantiveram repletas de turistas, e entre os meses de dezembro e janeiro a rede hoteleira também comemorou grande ocupação de leitos, “o que deixa evidente que esse foi um dos melhores verões dos últimos anos”.



FOTO: CLODOALDO RIBEIRO

Para o sucesso dessa alta temporada, o secretário diz que foi primordial a participação do prefeito Jabes Ribeiro que viabilizou a presença do município em todos os eventos turísticos promovidos no ano passado no país, o que foi possível ampliar sensivelmente a venda do destino Ilhéus para as operadoras. Também destaca a programação de verão como um dos principais fatores deste sucesso, garantindo aos visitantes um leque de opções, desde as praias da orlas norte e sul, que sempre se mantiveram limpas e com reforço de salva-vidas, até as festas populares, como Puxada do Mastro de São Sebastião, Feira da Providência, Projeto Por do Sol na Avenida, Feira de Moda e Turismo, Festa de São Sebastião e de Iemanjá, Lavagem das Escadarias da Catedral, Levada Elétrica e o carnaval cultural.

Neste último feriado de carnaval, quando a Prefeitura realizou evento para encerrar a programação de verão, diz Romualdo Pereira, “voltamos a registrar um novo grande volume de turistas que lotaram as cabanas das praias do sul e do norte, surpreendendo até mesmo muitos cabaneiros que, mesmo prevenindo-se para boas vendas, terminaram ficando sem cerveja e peixe”. Também no distrito de Ponta da Tulha, continua, durante os quatro dias – de 21 a 24 -, com a participação daquela comunidade, foi realizada com pleno êxito uma movimentada festa carnavalesca, e em toda a extensão da orla norte, do bairro São Miguel até Ponta do Ramo, o público lotou todos os equipamentos de lazer.

Ressalta o secretário que a Prefeitura, ao longo dos últimos sete anos, vem procurando fazer a sua parte, e mesmo com dificuldades de ordem econômica devido as constantes quedas no repasse dos recursos – FPM e ICMS -, continua priorizando o setor turístico. “Hoje temos uma cidade muito mais organizada e atrativa, com a urbanização da primeira parte do Quarteirão Jorge Amado – a segunda já foi iniciada -, a recuperação do Palácio Paranaguá, um dos principais pontos de visitação; a nova praça J. J. Seabra; o Parque Luís Eduardo Magalhães, no bairro do Malhado; a Casa de Cultura Jorge Amado em pleno funcionamento; o bar Vesúvio que voltou a ser um dos principais points turísticos, além de recuperação de praças centrais entre outros empreendimentos realizados pelo prefeito Jabes Ribeiro”, afirmou.

Vale ainda ressaltar, diz Romualdo Pereira, que o sucesso alcançado nesta alta temporada, representa um grande incremento na geração de emprego e renda, pois os hotéis, pousadas, cabanas, bares e restaurantes tiveram que realizar a contratação extra de mão-de-obra para atender a demanda, e os vendedores ambulantes também obtiveram uma renda sobressalente, uma vez que tiveram inúmeros eventos populares para comercializar seus produtos, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *