INDÚSTRIAS VÃO ASSEGURAR EMPREGOS EM ILHEUS

Ao considerar como um dia memorável para a história ilheense a assinatura do protocolo para implantação da indústria moveleira Incanto Divani e da Pomp Produtos Hospitalares e de Segurança do Trabalho Limitada, a serem instaladas no Distrito Industrial de Ilhéus , o prefeito Jabes Ribeiro agradeceu ao governador Paulo Souto pelos resultados da parceria com o governo municipal. Destacou ainda, que a parceria tem se traduzido no fortalecimento da economia de Ilhéus e na geração de emprego e renda, com aproximadamente 2,7 mil postos de trabalho diretos e indiretos a serem criados a partir de agora, com a implantação das duas novas unidades industriais.
O protocolo para instalação das indústrias foi assinado nas escadarias do Palácio Paranaguá, onde foi realizado um ato público com a participação do secretário estadual da Indústria e Comércio, Otto Alencar, dos empresários Jorge Beer, da Pomp e Giovani Sforza, da Incanto Divani, além do deputado federal Fábio Souto e dos deputados estaduais Fábio Santana e Pedro Egídio, que integravam a comitiva do governador. Também presentes na solenidade os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Antônio Zugaib; de Turismo, Romualdo Pereira; de Saúde, Paulo Medauar; de Esportes, Nizam Lima, além dos demais secretários e de veradores da bancada governista Francisco Sampaio, Jailson Nascimento, Valdineck Dantas, Joabs Ribeiro, Reinaldo Oliveira e o presidente do Legislativo, Zerinaldo Sena, além de centenas de populares e a animada bateria do bloco afro Leões do Reggae.

DESEMPREGO – O prefeito Jabes Ribeiro começou o seu discurso lembrando as dificuldades vividas pela região em conseqüência da crise do cacau e do desemprego, o que tem agravado os problemas sociais: “a situação é preocupante e, o que vejo por aí a fora são pais de família que precisam de emprego e assim, terem condições de sustentar com dignidade as suas famílias”, enfatizou.
Um outro aspecto destacado pelo prefeito para tentar reverter este quadro de desemprego foi a criação em 1997 do Pólo de Informática de Ilhéus, iniciado com menos de dez industrias e que hoje envolve 50 empresas em operação: “o comércio de Ilhéus também tem crescido e reagido à crise graças à parceria entre a prefeitura, governo do estado, CDL, sindicatos”.
Ele ressaltou ainda, que o governo municipal tem feito do dever de casa, pagando os salários em dia e investindo na realização de obras e projetos voltados para o combate à pobreza e às desigualdades sociais, como o programa de distribuição de leite que beneficia a cinco mil crianças e que vai permitir fortalecer a usina de beneficiamento do rio do Engenho e do Santo Antônio.
AVANÇOS – Ao comentar sobre os avanços do turismo um setor que tem crescido até 10% ao ano, Jabes Ribeiro destacou: “semana passada, por exemplo, o jornal O Globo, uma publicação nacional, mostrou uma reportagem de 11 páginas sobre o potencial turístico de Ilhéus, o que muito nos orgulha.” Anunciou ainda o início da segunda etapa do Quarteirão Jorge Amado, o que foi tornado possível graças á ajuda do governo do estado.
O prefeito destacou ainda novos projetos como as obras do Jardim Savóia, já em execução e a urbanização do Nossa Senhora das Vitorias, além de garantir que os empregos gerados “vão ser destinados ao povo de Ilhéus, que vive agora um momento de alegria, comemorando uma vitória de todos nós”.
APOIO – Além de anunciar o apoio integral à prefeitura de Ilhéus, o governador Paulo Souto começou o seu discurso fazendo um retrospecto do período em que viveu e “aprendi a amar este povo e esta cidade.” Ele também fez uma prestação de contas dos compromissos assumidos ano passado, informando que as obras de urbanização através do Prodetur estão em andamento.
Ele disse ainda que o governo do estado já fez tudo o que era necessário ao encaminhamento do processo para as obras de urbanização do Nossa Senhora das Vitórias, que depende agora da liberação de recursos através da Caixa Econômica. O governador anunciou também as obras de abastecimento de água de Sambaituba e Aritaguá, em fase de andamento e o projeto para uma escola de nível médio no Salobrinho.
OTIMISMO – Paulo Souto também se declarou otimista com as perspectivas do programa de recuperação da lavoura cacaueira e defendeu investimentos setoriais no estimulo à implantação de indústrias para a geração de emprego e renda: “o que não fazemos é enganar o povo. Mostramos as dificuldades que enfrentamos e também implementamos as nossas propostas políticas e sociais.” Ressaltou ainda, que inclusão social é uma prioridade, mas que não se faz apenas com educação, assistência à saúde ou práticas assistencialistas, mas através de geração de emprego e renda, “o que não depende apenas do governo do estado e além do mais, o país não está crescendo”, complementou.
O governador explicou que “estamos fazendo a nossa parte. Oferecendo incentivo, infra-estrutura e credibilidade do governo e com isto continuamos a atrair empresas. Agora mesmo estamos nos esforçando para colocar Ilhéus no mercado internacional de móveis e como fabricante de produtos farmacêuticos e de segurança, o que nos deixa tranqüilos, certos de que a Bahia continua a crescer e o povo vai reconhecer o nosso esforço.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *