ACERVO DO SURF NA MARAMATA CONTA COM MAIS DE DUAS MIL PEÇAS

Pioneiros do surf do sul da Bahia visitaram o Museu da Capitania e do Mar, sexta-feira (13) à tarde, situado na Universidade Livre do Mar e Mata (Maramata), onde está a Galeria do Surf, no bairro Nova Brasília. Na oportunidade, a comitiva fez a doação de mais acervo, a exemplo de pranchas, troféus, medalhas, fotografias, revistas especializadas, jornais, camisetas e filmes em VHF – com imagens dos picos do litoral e dos surfistas de todas as gerações – que contam com os 31 anos de história desse esporte na cidade, doado pelo comunicador social Ader Oliveira. O filme foi objeto de tese de graduação defendida por ele na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Com esse material o acervo conta com mais de duas mil peças. A instalação da galeria foi uma solicitação do vereador Francisco Sampaio.



FOTO: JACKSON FREITAS

Durante o ato, estiveram presentes os presidentes das associações Ilheense do Surf e de Surf do Litoral Norte, respectivamente, Aderino França e Alcir Pires; do presidente da Federação Baiana de Surf, Adalvo Argolo, representante do conselho fiscal da Associação Ilheense de Surf, Deraldo Bastos e os surfistas (pioneiros) Dirceu Góes e Paullety Campos, Wellington Santos, George Bonfim, Ader Oliveira, Gabriel Macedo, além do presidente da Maramata, professor Soane Nazaré de Andrade e o diretor do museu, fotógrafo Jackson Freitas.



FOTO: ADERINO FRANÇA

CALENDÁRIO – Na oportunidade, segundo informação do presidente Aderino França, os surfistas definiram o calendário de eventos para este ano, em Ilhéus. Estão programadas três etapas do Circuito Ilheense de Surf para Olivença, praias do sul e norte; Circuito Litoral Norte de Surf; etapas dos circuitos Baiano de Surf, do Brasileiro Amador e do Nordestino Surf Profissional, que terá a participação de 65 “lendas vivas” do surf nacional master.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *