“O GLOBO” DÁ DESTAQUE ESPECIAL AO POTENCIAL DO TURISMO DE ILHÉUS

Nas trilhas do cacau de Ilhéus, é o tema da capa do caderno de turismo do jornal “O Globo”, Boa Viagem, considerado uma dos cinco maiores publicações do país, em termos de circulação e de qualidade gráfica. Na edição, que chegou às bancas brasileiras na última quinta-feira, 12 de fevereiro, Ilhéus ocupa nada menos que 11 páginas, com direito a chamada de primeira página do jornal e capa do encarte turístico. O texto primoroso é da jornalista Ana Lúcia Borges, que destaca também o ecoturismo e faz referências à lenda do visgo do cacau, que faz com que todos os que visitam a terra de São Jorge dos Ilhéus voltem à terra do cacau.
DESTAQUE – Na primeira pagina, “O Globo” dá destaque ao fato de que as fazendas de cacau de Ilhéus, no Sul da Bahia, preservam o roteiro histórico em clima de romance de Jorge Amado e complementa: “e estão de portas abertas para os turistas.” Ressalta ainda, que nas imediações da cidade, fazendas produtoras de cacau abrem suas portas para visitação pública, em terras que foram eternizadas pelo romances do escritor Jorge Amado.
O escritor também é citado na abertura do texto jornalístico do Boa Viagem,que relembra Ilhéus como a Rainha do Sul, onde a cultura do cacau , uma lavoura muito lucrativa e que fazia surgirem fortunas a transformaram numa capital cacaueira. A reportagem faz referências à crise provocada pela vassoura-de-bruxa, que literalmente dizimou as plantações no final dos anos 80- E complementa que hoje, o cenário é outro,” fazendo referência ao ecoturismo, com visitas às fazendas de cacau.

REPERCUSSÃO – A repercussão nacional da publicação foi observada pessoalmente pelo próprio prefeito Jabes Ribeiro, que recebeu vários telefonemas inclusive de pessoas de outras regiões do país. O texto falava ainda sobre as trilhas de cacau de Ilhéus, com duas páginas de informações sobre como chegar à cidade, fazendas para visitação (Primavera, Yrerê e Ghislaine Esmeralda), roteiro do Quarteirão Jorge Amado, uma obra implementada pela prefeitura e governo do estado, além das opções de hospedagem e restaurantes.
Para o prefeito, a publicação revela a luta criativa para a retomada do desenvolvimento após a eclosão da crise do cacau, evidenciando de forma indireta o cuidado e a preocupação do governo com o desenvolvimento do turismo, o que tem sido objeto de uma parceria permanente com o governo do estado e principalmente com a iniciativa privada, que tem investido em hotéis, pousadas, restaurantes e utilizou a criatividade para transformar fazendas de cacau num roteiro de visitas para turistas.
WORKSHOP – A publicação também repercutiu positivamente em comentários durante o workshop da CVC, em São Paulo, que reúne dez mil agentes de viagens e operadores turísticos. O evento tem a participação do secretário de turismo Romualdo Pereira e de empresários ilheenses, cuja missão era vender o destino turístico de Ilhéus, que ganhou assim, de forma gratuita, um importante reforço jornalístico de “O Globo”, mostrando um dos pólos da Bahia, e porque não do Nordeste, com oito mil leitos e mais de 180 hotéis e pousadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *