O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro destacou a importância de um programa voltado para o incentivo à inovação e à criatividade no setor tecnológico e destacou o exemplo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Informática e Eletroeletrônico de Ilhéus – Cepedi -, onde o governo municipal e a iniciativa privada já vêm investindo no desenvolvimento de processos e tecnologias, o que sem dúvida, melhora a competitividade das empresas.
Ele creditou ainda ao Cepedi um elenco de ações e pesquisas básicas que vão se refletir na sustentabilidade das empresas e no fortalecimento do próprio Pólo de Informática de Ilhéus, agregando valor aos produtos produzidos na região. O prefeito elogiou a idéia da interiorização do Bahia Inovação, o que abre perspectivas para obtenção de capital de risco para projetos viáveis e que teriam dificuldades de implementação por falta de recursos.
SEDECON – O secretário de desenvolvimento econômico, Antônio Zugaib destacou a importância do Bahia Inovação que vai abranger um segmento muito amplo nas áreas de biotecnologia, agronegócios, saúde, energia, petróleo e gás, tecnologia da informação, biodiesel, meio-ambiente, cultura e turismo, habitação popular e saneamento e ainda na área de engenharia e materiais.
Defendeu uma divulgação mais ampla do programa para que todos os empresários, mesmo o de áreas distantes dos grandes centros urbanos possam se beneficiar com os recursos e investir em tecnologia, lembrando que o desenvolvimento tecnológico depende, da educação, da ciência e da tecnologia, bem como de recursos, o capital de risco para investimentos, o que se resolve a partir de agora com o Bahia Inovação.
EMPRESAS ILHEENSES PODEM SE BENEFICIAR
Pesquisadores, técnicos, empresários e políticos participaram, na última quarta-feira (11), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), do lançamento do Programa Bahia Inovação, coordenado pelo diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb – , Alexandre Pauperio, que prevê investimentos da ordem de R$ 8 milhões no incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias. O programa tem, segundo ele, o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico de empresas locais, através do financiamento de atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores.