Um programa que visa distribuir em Ilhéus um litro de leite por dia para cinco mil crianças de 2 a 7 anos e viabilizar a usina de beneficiamento de leite e derivados da localidade de Santo Antonio, fazem parte de parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e de Combate à Pobreza, do governo do estado e o Programa Fome Zero, para implementar apoio à produção e ao consumo de leite. A finalidade é fortalecer a cadeia produtiva do setor lácteo e contribuir para resolver a vulnerabilidade alimentar e nutricional de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Além disso, a proposta é beneficiar um total de 20 creches – que mantêm 2 mil e 223 crianças – e 28 escolas das zonas urbana e rural, que atendem aproximadamente 2 mil e 777 menores.
Nessa estratégia, o programa já viabilizou a usina de beneficiamento de leite e derivados de Santo Antonio que vai funcionar com capacidade máxima de 1 mil e 200 litros de leite por dia. A outra parte será destinada à usina de leite Dahler, de Canavieiras. Segundo o secretário Antonio Zugaib, a proposta é dobrar a capacidade da usina de leite do Santo Antonio, “porque já temos uma vasta área de pecuária e alguns produtores entregam leite a usinas de outros municípios. Estamos viabilizando a usina e permitindo que crianças carentes tenham sua alimentação garantida e possam ter um melhor aproveitamento nas escolas”.
VENDER À EBAL – Outro item já definido pela parceria é que os produtores receberão diretamente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) o pagamento de 50 centavos por litro de leite entregue à usina do Santo Antonio e em paralelo, a unidade de produção receberá da Ebal mais 50 centavos, perfazendo um total de 1 real por litro de leite entregue. Descontando os custos a usina poderá repassar um valor maior para os seus associados, lembrou o secretário.
Além das secretarias, o programa conta com apoio da Adab, EBDA e Sebrae, na assistência técnica aos produtores e conscientização da população para que não adquira leite in-natura. Fazem parte da estratégia a apresentação de peças teatrais dirigida ao público infantil, no sentido de conscientizar as crianças para que tomem leite pasteurizado. No acordo ficou definida a elevação da produtividade e a melhora da qualidade do leite, destacando também a ampliação do programa de vacinações e controle contra aftosa e brucelose.