As embarcações que farão parte do cortejo marítimo para reverenciar a rainha do mar, Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, em Ilhéus, vão partir às 16 horas, da praia de Nova Brasília, baía do Pontal, zona sul da cidade. As embarcações serão acompanhadas pela Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, e levarão para o mar, as oferendas, – flores, perfumes, espelhos e outros -, num ritual que se repete todos os anos, com a presença de baianas de terreiros de candomblé da cidade e de outros municípios. Promovida pela prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo, a festa da divindade do candomblé começa no dia 1º de fevereiro com apresentação de blocos afro e samba-de-roda, no Campus da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).
.

Foto: CLODOALDO RIBEIRO
.

Foto: CLODOALDO RIBEIRO
Segundo o secretário de Turismo, Romualdo Pereira, para receber as oferendas dos fiéis que serão deixadas nas águas do mar de Ilhéus, serão instalados toldos no Campus da Maramata, devendo esta ano a festa receber um público recorde de turistas. Participam das homenagens à rainha do mar, diversos terreiros de candomblé, blocos afro e turistas, como informou o secretário. Mas, em Ilhéus, as reverencias à Iemanjá não ficam restritas a festa oficial, passam ainda pela realização de outras manifestações, como a entrega de oferendas em outras praias da cidade, a exemplo das situadas ao norte, sul e centro da cidade, onde desde as primeiras horas da manhã acontece a movimentação.
Ainda no dia 2 de fevereiro, às 14 horas, a comunidade da avenida Princesa Isabel realiza pelo terceiro ano consecutivo a Festa de Iemanjá. Segundo os coordenadores, um mini-trio com o bloco Mini-congo, se concentrará na praça Manoel Costa Nery, na Ponta da Pedra, para fazer saudação à rainha do mar e em, em cortejo, seguem para a baía do Pontal onde será realizada a oferta de presentes.