BLOCOS AFRO DE ILHÉUS COMEÇAM ATIVIDADES PRÉ-CARNAVALESCAS

Os blocos afros de Ilhéus já iniciaram suas atividades pré-carnavalescas, através da escolha da música tema e da rainha negra de cada agremiação, além dos ensaios das baterias e dos ajustes das coreografias, para não ocorrer falhas durante as apresentações no Carnaval Cultural 2004, que esse ano será realizado, antecipadamente, no período de 5 a 8 de fevereiro. O bloco Dilazenze realizará seu festival de música e beleza negra, às 20 horas desta sexta-feira (23), em frente à sede do Memorial da Cultura Negra, localizado na rua 19 de Março, centro da cidade. O Zambi-Axé promoverá a mesma atividade às 20 horas de Sábado (24), na rua Severino Vieira, no bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus.
.



Foto: CLODOALDO RIBEIRO

Segundo o diretor presidente do Dilazenze, Marinho Rodrigues, seis músicas irão concorrer no festival da música do bloco Dilazenze para o carnaval 2004, cujo tema é “Mario Gusmão – o anjo negro da Bahia”. Para a escolha da beleza negra desse ano da agremiação, seis candidatas concorrerão ao título. “A comissão julgadora será formada por empresários, jornalistas e professores membros da comunidade negra de Ilhéus”, disse Rodrigues, acrescentando que, a novidade da festa será a instalação do camarote “Kilochê”, cujo ingresso de acesso dará direito a uma camisa, segurança, serviço de bar e uma banda que tocará nos intervalos do festival, por apenas 8 reais.

Escolhido como tema do Dilazenze, Mario Gusmão, que nasceu em Cachoeira e foi o primeiro ator negro a participar de filmes de Glauber Rocha, passou um período de sua vida em Ilhéus, onde incentivou à criação dos grupos afro, de dança e de teatro. Na cidade, lecionou inglês no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME).

Já o bloco Zambi-Axé terá como tema “Candaces – uma geração de guerreiros”, com base no nome designado à rainha, em latim. A premiação para os vencedores dos autores da música tema será de R$ 100. Durante a realização do evento do Zambi-Axé, será apresentada a mais bela negra do bloco, uma vez que a estudante Juliana já foi escolhida para representar a agremiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *