LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO

Considerada uma das mais tradicionais festas populares do município de Ilhéus, a lavagem das escadarias da catedral de São Sebastião, promovida pela Secretaria de Turismo e Sindicato dos Estivadores, acontece amanhã (17), a partir das 11 horas, contando com a participação de blocos afro e de “baianas” de diversas cidades da região sul do estado. A saída do cortejo será em frente á sede do sindicato, localizado na avenida 2 de Julho, onde tem início as festividades, com queima de fogos de artifício..



Foto:Jackson Freitas

Dali, o cortejo segue pelas ruas Eustáquio Bastos, Tiradentes e Visconde de Mauá, avenida Soares Lopes até a praça Dom Eduardo, onde uma multidão aguarda a sua chegada para dar início à lavagem das escadarias. O evento faz parte do calendário turístico “Cravo e canela 2004”, sendo que após a lavagem, com o apoio de carro-pipa, está prevista a apresentação de grupos musicais voltados para os mais variados ritmos. Para garantir a segurança do público as polícias Militar e Civil estarão presentes durante as festividades.

PADROEIRO DOS ESTIVADORES – Ao contrário do que muita gente acredita, São Sebastião é padroeiro dos estivadores e não de Ilhéus, que são apenas Nossa Senhora da Vitória e São Jorge, não sendo, portanto, feriado dia 20, dia que se consagra o santo. A lavagem das escadarias se constitui numa das principais manifestações populares do município, assim como a puxada do mastro de São Sebastião e o carnaval, entre outras de grande relevância para a vida cultural da cidade.

De acordo com a comissão organizadora, durante a festa, o cortejo será acompanhado por carroças com enfeites coloridos, inúmeras “baianas”, grupos de capoeira e de maculelê, blocos afro e de sujo, que ao som de ritmos produzidos por atabaques, cuja festa se transforma numa prévia do carnaval de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *