“AQUARELA DO MORRO”

Um projeto de melhorias habitacionais em áreas carentes está transformando o aspecto visual do alto do Coqueiro, comunidade localizada no bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus. Desenvolvido pela prefeitura, em parceria com a Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais, do governo do estado, o “Projeto Aquarela do Morro” está beneficiando residências de 112 famílias com acabamento da fachada, instalações sanitárias e elétricas, pintura de paredes, muros e esquadrias que estejam em bom estado, o que se constitui em investimento na qualidade de vida de 604 moradores da localidade.

O projeto, que tem também como prioridade a geração de emprego e renda, uma vez que utiliza mão-de-obra da própria comunidade, numa segunda fase vai beneficiar os moradores do alto da Gamboa, na zona norte da cidade. Um total de 2000 famílias de diversos morros será atingida com a iniciativa que prevê a erradicação da pobreza e se integra ao “Projeto Viva o Morro”, que vem melhorado as condições de infra-estrutura nos morros de Ilhéus.

O prefeito Jabes Ribeiro lembra que o “Projeto Aquarela do Morro” tem custo zero para os moradores e a iniciativa tem atingido plenamente seus objetivos, pois, transformou visualmente o aspecto do alto do Coqueiro, agregando à beleza da cidade, além de desvincular a idéia equivocada de que os altos são áreas marginalizadas. Segundo ele, áreas a exemplo dos altos da Gamboa, Vidigal e do Cacau também passarão pelo mesmo processo. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Erradicação de combate à Pobreza, do governo da Bahia.

OPINIÕES – Beneficiada com o “Aquarela do Morro”, a dona de casa Creuza Santos Lacerda, moradora da escadaria do alto do Coqueiro, disse que através do projeto sua residência recebeu instalações sanitárias, reboco e pintura. Além disso, o projeto contemplou sua residência com a troca da tampa do vaso sanitário e de portas e janelas. “Foi uma benção porque não tinha condições de fazer a reforma que era necessária”.

Já Maria da Conceição Santos, da rua Monteiro Lobato, falou que o projeto veio oportuniza a quem não tem condições ter uma casa com bom aspecto e em condições de moradia mais digna. Em sua residência o projeto executou pintura e reboco, uma vez que não houve necessidade de fazer outros serviços. José Salustiano dos Santos Silva, morador da mesma rua, destacou a importância do projeto, uma vez que existem dificuldades financeiras por parte dos moradores para fazer benefícios de suas residências. Destacou ainda o novo aspecto visual do morro, com a execução dos trabalhos do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *