A Secretaria de Saúde de Ilhéus, através do Programa Municipal de Combate à Dengue, está intensificando ações para que a população detalhe cuidados necessários e evite a proliferação do mosquito “Aedes aegypti”, principalmente nesta época do ano, conforme explica o secretário Paulo Medauar. Segundo ele, as atividades são executadas diariamente por Agentes de Saúde de Combate à Dengue que consistem em visitas domiciliares em todos os bairros e zona rural. A finalidade é redobrar atenção sobre o armazenamento de água e outras formas que abrigam o mosquito, além das condições de moradia.
Considera Paulo Medauar que o combate à dengue também é uma responsabilidade de todo o cidadão que deve seguir as orientações básicas, “e assim preservar sua saúde, da sua família e de seus vizinhos. A campanha que já colocamos em prática com uma estratégia bem integrada visa reduzir o aparecimento de novos casos”, diz. Em paralelo às essas ações equipes formadas por Agentes de Educação em Dengue realizam palestras nas escolas, igrejas, centros comunitários e indústrias do município que haja mais engajamento nas ações.
Segundo o coordenador de campo do Programa de Combate à Dengue, da secretaria municipal de Saúde, Luciano Ferreira, por causa da ação eficaz dos agentes foi verificada uma queda no número de casos nos últimos anos. “Um dos meios capazes de reduzir ainda mais a incidência da dengue diz respeito à maior difusão de informações sobre como evitar a doença e isso já estamos fazendo. É bom lembrar que o apoio da população é fundamental porque 90 por cento dos focos da dengue estão nas residências e por isso fazemos novos apelos para que a comunidade participe de forma efetiva no seu combate, para que Ilhéus possa chegar ao patamar mínimo possível sobre a dengue”.