CANOAGEM AO MATO VIRGEM ACONTECE NESTE DOMINGO

Com a finalidade básica de homenagear o príncipe Maximiliano da Áustria, que no século XVII percorreu de canoa a enseada do Pontal, subindo o rio Cachoeira até o local onde atualmente está localizado o bairro Banco da Vitória, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) realiza neste domingo (18) a VII Canoagem ao Mato Virgem. O evento rememora a viagem do príncipe onde permaneceu por alguns dias no meio da Mata Atlântica coletando dados que resultaram em um livro, “Mato virgem”, que ainda não tem tradução em português. A canoagem tem ainda como objetivo não só o de rememorar um importante fato histórico ocorrido no município, como também o de continuar o trabalho desenvolvido pela Maramata no que se refere à preservação do meio ambiente.

Destaca o professor Soane Nazaré de Andrade, presidente da Maramata, que o evento deverá suplantar os anteriores, “devido à procura intensa dos principais participantes, os canoeiros, que estão entusiasmados com a realização da sua nova edição”. Afirma Soane Nazaré de Andrade que “a nossa preocupação é com a educação ambiental preconizada na defesa da Mata Atlântica, dos rios e manguezais, pois a natureza em Ilhéus foi pródiga, e somos responsáveis em garantir esse patrimônio para as futuras gerações”. A sétima canoagem conta com o apoio da Prefeitura e da Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

INSCRIÇÕES – Para participar da VII Canoagem Rumo ao Mato Vigem, a coordenação do evento informa que as inscrições estão abertas na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), em horário comercial. Lembra o professor Soane Nazaré de Andrade que todos os inscritos terão que obedecer as normas básicas da navegação da marinha brasileira, “sendo obrigatório o uso de coletes salva-vidas nos canoeiros, bem como habilitação para os pilotos das embarcações motorizadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *