MUITAS ATRAÇÕES NA FEIRA DA PROVIDÊNCIA E DA ARTE POPULAR

Com o objetivo de arrecadar fundos para as entidades assistenciais, além de divulgar o trabalho desenvolvido nas comunidades do município, Ilhéus está realizando a Feira da Providência e Arte Popular, numa promoção da Diocese da cidade, em parceria com a prefeitura local e a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). Instalada na praça Dom Eduardo, no centro de Ilhéus, a feira, que comercializa comidas típicas diversas, artesanatos e doces em 25 barracas padronizadas, foi aberta na noite da última terça-feira (6) e será encerrada no dia 25 de janeiro.

Segundo a presidente da Fundaci, Maria Luiza Heine, “as barracas, instaladas por instituições diferentes, vendem artigos e comidas distintas, mas com o objetivo único: promover a cultura de Ilhéus e ajudar instituições sociais”. Disse ainda que a feira visa também o resgate da cultura para conhecimento das pessoas, além de oferecer espaço de entretenimento para turistas. Já o padre Nildemar Andrade, pároco da Catedral de São Sebastião e coordenador do evento, afirma que, “a união das pessoas para que o amor ao próximo seja mais forte e atuante é outro objetivo do evento”, que tem atraído muita gente a praça Dom Eduardo.

Instituições como APAE, Grupo da Misericórdia, Pastoral Carcerária, clubes de terceira idade, Casa da Criança Bom Pastor, Núcleo da Mulher e os Lions Clube da zona norte e do Pontal, estão expondo na Feira da Providência e da Arte Popular. Ela funciona, diariamente, de segunda a domingo, de 14 às 22 horas. Já se apresentaram na feira os grupos folclóricos “Bumba-Meu-Boi”, de Urucutuca, e “Terno de Rei”. Até o fechamento das atividades passarão pelo espaço outras atrações como grupo da Fazendarte, Lucas de Lucas, Amanda Andrade, da Banda de Bali; Núcleo da Dança, grupos de capoeira e de teatro. A feira será encerrada com a apresentação do cantor católico Antonio Cardoso.

A Feira da Providência e da Arte Popular integra-se ainda aos festejos da programação do padroeiro dos estivadores e da Catedral, em Ilhéus, São Sebastião. Também como parte dos festejos, será realizada a I Corrida de São Sebastião num percurso de 8 quilômetros, Os primeiros na categoria masculino e feminino receberão troféus e R$ 300. Também o segundo colocado, nas duas categorias, vão receber troféus e R$ 150, como informou o padre José Cristo. Estão previstas ainda a Lavagem Cultural das Escadarias da Catedral, que acontece a partir das 11 horas do dia 17 de janeiro. Já no dia 19 será realizada a “Noite da Saudade”, com a eleição da rainha da festa e apresentação de seresteiros da região. O novenário referente a data do martírio do santo vai ser realizada, sempre às 9 horas, a partir do dia 11 até 19 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *