Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito recepciona empresários chineses que querem exportar manganês pelo porto

5ª Conferência Municipal de Saúde terá exposição de trabalhos científicos

Agentes de Saúde participam de capacitação sobre Transplantes e Doação de Órgãos

Saúde combate a dengue com faxinaço no Alto do Basílio



Prefeito recepciona empresários chineses que querem exportar manganês pelo porto

Recepcionado pelo prefeito Newton Lima e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, empresários chineses conheceram a infraestrutura do porto de Ilhéus. A finalidade é para elaborar diagnóstico visando exportar manganês pelo terminal portuário. Os executivos que representam a Brazil Resources Holding e a Prosperity International Holdings, com sede em Hong Kong, afirmaram que a proposta é fazer a primeira exportação num prazo máximo de três meses.

Na oportunidade, o prefeito elogiou a iniciativa dos empresários chineses em investir no município e iniciar a exportação de cerca de 45 mil toneladas em três meses. E falou sobre o porto sul, que dará impulso à atividade do terminal, ligando o porto de Ilhéus ao centro-oeste do Brasil, passando por diversos pólos produtores de grãos. À missão chinesa, Newton Lima ressaltou que a prefeitura sempre atua como agente facilitador no que tange à vinda de novos investimentos para o município.

O consultor e operador portuário Libério Menezes repassou informações técnicas sobre a infraestrutura portuária e as atividades logísticas. Dentre elas, citou o projeto de expansão do porto a ser executado pelo Governo Federal. Libério Menezes contou que a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) irá investir na dragagem de aprofundamento para 14 metros na ampliação de sua retroárea primária e na implementação de canal de tráfego direto e livre. O investimento visa garantir a atração de novos volumes de cargas.

E com relação à movimentação de cargas no porto, dados coletados pela Codeba mostram que no primeiro trimestre deste ano o porto teve aumento de 95%, comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2010 foram registradas 15.900 toneladas e o mesmo período de 2011 cerca de 30.900 toneladas. A previsão é transportar uma média de 50 mil toneladas/ano de minério de níquel. O porto se destaca na exportação de farelos e grãos de soja, concentrado de níquel, manganês e óxido de magnésio.

 

5ª Conferência Municipal de Saúde terá exposição de trabalhos científicos

Com a finalidade de incentivar e aperfeiçoar a participação da comunidade na 50 Conferência Municipal de Saúde, a Comissão Organizadora do evento decidiu dedicar um espaço para exposição e divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos em Ilhéus, elaborados  por técnicos da Secretaria de Saúde e convidados. A ação confirma o foco técnico na busca do cuidado integral e de qualidade à saúde dos usuários através dos temas apresentados.

Além disso, esse espaço tem como objetivo analisar e entender melhor o cenário de saúde apresentado no município de Ilhéus, se confirmando ainda como um fórum apropriado para troca de experiências e saberes. Os trabalhos serão divididos por área técnica: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Humanização. Os trabalhos, já selecionados, ficarão expostos em formato de banner para a apreciação do público participante.

Abertura- Com o tema: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro, a 5a Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus será realizada nesta sexta-feira e sábado (29 e 30). Nesta sexta-feira, a solenidade de abertura está agendada para as 19 horas, no auditório da Justiça Federal. Após a composição da mesa, será realizada uma conferência magna e palestra sobre o tema central da conferência, ministrada por uma das maiores especialistas em saúde pública do Brasil, Dra. Lígia Bahia.

Lígia Bahia é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização na área de Saúde Coletiva, e ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, e faz parte da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).

Atividades- As atividades do sábado (30) ocorrerão no Centro de Convenções de Ilhéus, e terão início às 8 horas, com o credenciamento e entrega de material aos participantes. A leitura e aprovação do Regimento terá início às 8h30min, e às 9 horas será formada mesa-redonda para as seguintes palestras: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, por Dr. Ricardo Heinzelmann; participação da comunidade e controle social pela Drª Ligia Bahia; e Gestão do SUS, pela Drª Deborah Dourado. Após a discussão dos temas será dado um intervalo para almoço.

Após o intervalo, serão oferecidos trabalhos em grupos através de oficinas monitoradas pelos palestrantes. Em seguida, será realizada plenária final, com a eleição dos delegados para a etapa estadual. Os interessados em participar da 5ª Confer6encia Municipal de Saúde devem realizar sua inscrição através do site www.ibecbr.com.br.

 

A Conferência é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.

 

Agentes de Saúde participam de capacitação sobre Transplantes e Doação de Órgãos

As equipes de Postos de Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da zona urbana de Ilhéus participaram nesta quinta-feira (28) do Treinamento no Processo Doação Transplante de Órgãos de Terceiros. O evento foi realizado no auditório da Justiça Federal, em dois turnos: turma I, das 8 horas às 11horas 30min, e turma II, 13h30min às 16h30min.

O evento faz parte do Encontro de Transplantes e Doação de Órgãos e Tecidos, realizado no período de 26 a 28 de julho, pelas secretarias municipais da Saúde de Ilhéus e Itabuna, Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), e Central de Transplantes da Bahia (CNCDO). O encontro tem como objetivo proporcionar a conscientização da sociedade acerca do Programa de Transplante e Doações de órgãos.

A palestra da capacitação desta quinta-feira foi realizada pela enfermeira responsável pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) de Ilhéus e Itabuna, Daniela Navarro, que abordou o processo de doação de órgãos citando o que é, como acontece, como funcionam as listas de esperas, entre outras temáticas. Segundo Daniela, a intenção é que os agentes comunitários se tornem multiplicadores da idéia de doação.

A OPO faz parte da política Nacional de Transplantes, e possui como objetivo aumentar o número de doações/transplantes em todo país. Eles atuam de forma regionalizada por área de abrangência e perfil das unidades hospitalares. A OPO Sul atua nas cidades de Ilhéus e Itabuna, e é composta por médicos e enfermeiros especializados.

“Como os agentes possuem um contato direto com a população, é importante que eles disseminem essa idéia, mobilizem e esclareçam sobre a doação e transplante de órgãos”, afirmou a enfermeira. Ela disse, ainda, que o índice de negativa familiar para a doação de órgãos de pessoas falecidas ainda é alto, porque muitas pessoas desconhecem o processo. “É preciso informar a população sobre a importância deste ato, pois a fila de espera por doações aumenta a cada dia”.

Eduardo Santos, de 51 anos, é agente comunitário no bairro Teotônio Vilela. Ele afirma que esta capacitação terá grande relevância para o seu trabalho. ’’É possível aumentar o número de doadores, a partir do momento em que se leva a informação sobre o fato com maiores explicações e aprofundamentos. Doar órgãos é ajudar a preservar vidas’’.

A OPO está funcionando na região de Ilhéus e Itabuna há dois meses. Hoje, essas cidades já possuem uma equipe disponível para a captação de múltiplos órgãos. Para esclarecer dúvidas sobre o tema e obter maiores informações, entre em contato através do email da organização, oposul@yahoo.com.br, ou através dos telefones: (73)| 2101-5259/ 9945-4600/8866-3896.

 

Saúde combate a dengue com faxinaço no Alto do Basílio

Uma programação de grandes faxinaços contra a dengue está sendo realizado em Ilhéus, como parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia. Neste sábado (30), o bairro escolhido foi o Nelson Costa. Esta mobilização é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Igreja Mórmon dos Santos dos Últimos Dias. Participarão também da atividade, agentes comunitários de saúde e de endemias, o centro comunitário local e a Secretaria de Serviços Urbanos.

A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros e panfletagem, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.  O objetivo é que essa ação alcance os 5.701 imóveis da localidade. Durante o faxinaço no Nelson Costa serão distribuídas tampas e telas para tanques e reservatórios de água. Na sexta- feira (29), serão distribuídas sacolas de lixo em cada casa, que serão recolhidas durante o mutirão de sábado.

Em Ilhéus, o Projeto vem atuando em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: os altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde. Nos bairros selecionados, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades.

Iniciado em julho de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e Municípios), capacitação dos coordenadores municipais, sensibilização de parceiros, visita aos bairros, capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto. Para a realização de denúncias sobre a existência de focos do mosquito na cidade, a população deve ligar para o telefone, (73) 3231-3500, que funciona de 8 às 11h30min, e das 13h30min às 17 horas.

 

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *