Prefeito recepciona empresários chineses que querem exportar manganês pelo porto
5ª Conferência Municipal de Saúde terá exposição de trabalhos científicos
Agentes de Saúde participam de capacitação sobre Transplantes e Doação de Órgãos
Saúde combate a dengue com faxinaço no Alto do Basílio
Prefeito recepciona empresários chineses que querem exportar manganês pelo porto
Recepcionado pelo prefeito Newton Lima e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, empresários chineses conheceram a infraestrutura do porto de Ilhéus. A finalidade é para elaborar diagnóstico visando exportar manganês pelo terminal portuário. Os executivos que representam a Brazil Resources Holding e a Prosperity International Holdings, com sede em Hong Kong, afirmaram que a proposta é fazer a primeira exportação num prazo máximo de três meses.
Na oportunidade, o prefeito elogiou a iniciativa dos empresários chineses em investir no município e iniciar a exportação de cerca de 45 mil toneladas em três meses. E falou sobre o porto sul, que dará impulso à atividade do terminal, ligando o porto de Ilhéus ao centro-oeste do Brasil, passando por diversos pólos produtores de grãos. À missão chinesa, Newton Lima ressaltou que a prefeitura sempre atua como agente facilitador no que tange à vinda de novos investimentos para o município.
O consultor e operador portuário Libério Menezes repassou informações técnicas sobre a infraestrutura portuária e as atividades logísticas. Dentre elas, citou o projeto de expansão do porto a ser executado pelo Governo Federal. Libério Menezes contou que a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) irá investir na dragagem de aprofundamento para 14 metros na ampliação de sua retroárea primária e na implementação de canal de tráfego direto e livre. O investimento visa garantir a atração de novos volumes de cargas.
E com relação à movimentação de cargas no porto, dados coletados pela Codeba mostram que no primeiro trimestre deste ano o porto teve aumento de 95%, comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2010 foram registradas 15.900 toneladas e o mesmo período de 2011 cerca de 30.900 toneladas. A previsão é transportar uma média de 50 mil toneladas/ano de minério de níquel. O porto se destaca na exportação de farelos e grãos de soja, concentrado de níquel, manganês e óxido de magnésio.
5ª Conferência Municipal de Saúde terá exposição de trabalhos científicos
Com a finalidade de incentivar e aperfeiçoar a participação da comunidade na 50 Conferência Municipal de Saúde, a Comissão Organizadora do evento decidiu dedicar um espaço para exposição e divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos em Ilhéus, elaborados por técnicos da Secretaria de Saúde e convidados. A ação confirma o foco técnico na busca do cuidado integral e de qualidade à saúde dos usuários através dos temas apresentados. Além disso, esse espaço tem como objetivo analisar e entender melhor o cenário de saúde apresentado no município de Ilhéus, se confirmando ainda como um fórum apropriado para troca de experiências e saberes. Os trabalhos serão divididos por área técnica: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Humanização. Os trabalhos, já selecionados, ficarão expostos em formato de banner para a apreciação do público participante. Abertura- Com o tema: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro, a 5a Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus será realizada nesta sexta-feira e sábado (29 e 30). Nesta sexta-feira, a solenidade de abertura está agendada para as 19 horas, no auditório da Justiça Federal. Após a composição da mesa, será realizada uma conferência magna e palestra sobre o tema central da conferência, ministrada por uma das maiores especialistas em saúde pública do Brasil, Dra. Lígia Bahia. Lígia Bahia é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização na área de Saúde Coletiva, e ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, e faz parte da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Atividades- As atividades do sábado (30) ocorrerão no Centro de Convenções de Ilhéus, e terão início às 8 horas, com o credenciamento e entrega de material aos participantes. A leitura e aprovação do Regimento terá início às 8h30min, e às 9 horas será formada mesa-redonda para as seguintes palestras: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, por Dr. Ricardo Heinzelmann; participação da comunidade e controle social pela Drª Ligia Bahia; e Gestão do SUS, pela Drª Deborah Dourado. Após a discussão dos temas será dado um intervalo para almoço. Após o intervalo, serão oferecidos trabalhos em grupos através de oficinas monitoradas pelos palestrantes. Em seguida, será realizada plenária final, com a eleição dos delegados para a etapa estadual. Os interessados em participar da 5ª Confer6encia Municipal de Saúde devem realizar sua inscrição através do site www.ibecbr.com.br.
A Conferência é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. |
Agentes de Saúde participam de capacitação sobre Transplantes e Doação de Órgãos
As equipes de Postos de Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da zona urbana de Ilhéus participaram nesta quinta-feira (28) do Treinamento no Processo Doação Transplante de Órgãos de Terceiros. O evento foi realizado no auditório da Justiça Federal, em dois turnos: turma I, das 8 horas às 11horas 30min, e turma II, 13h30min às 16h30min. O evento faz parte do Encontro de Transplantes e Doação de Órgãos e Tecidos, realizado no período de 26 a 28 de julho, pelas secretarias municipais da Saúde de Ilhéus e Itabuna, Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), e Central de Transplantes da Bahia (CNCDO). O encontro tem como objetivo proporcionar a conscientização da sociedade acerca do Programa de Transplante e Doações de órgãos. A palestra da capacitação desta quinta-feira foi realizada pela enfermeira responsável pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) de Ilhéus e Itabuna, Daniela Navarro, que abordou o processo de doação de órgãos citando o que é, como acontece, como funcionam as listas de esperas, entre outras temáticas. Segundo Daniela, a intenção é que os agentes comunitários se tornem multiplicadores da idéia de doação. A OPO faz parte da política Nacional de Transplantes, e possui como objetivo aumentar o número de doações/transplantes em todo país. Eles atuam de forma regionalizada por área de abrangência e perfil das unidades hospitalares. A OPO Sul atua nas cidades de Ilhéus e Itabuna, e é composta por médicos e enfermeiros especializados. “Como os agentes possuem um contato direto com a população, é importante que eles disseminem essa idéia, mobilizem e esclareçam sobre a doação e transplante de órgãos”, afirmou a enfermeira. Ela disse, ainda, que o índice de negativa familiar para a doação de órgãos de pessoas falecidas ainda é alto, porque muitas pessoas desconhecem o processo. “É preciso informar a população sobre a importância deste ato, pois a fila de espera por doações aumenta a cada dia”. Eduardo Santos, de 51 anos, é agente comunitário no bairro Teotônio Vilela. Ele afirma que esta capacitação terá grande relevância para o seu trabalho. ’’É possível aumentar o número de doadores, a partir do momento em que se leva a informação sobre o fato com maiores explicações e aprofundamentos. Doar órgãos é ajudar a preservar vidas’’. |
A OPO está funcionando na região de Ilhéus e Itabuna há dois meses. Hoje, essas cidades já possuem uma equipe disponível para a captação de múltiplos órgãos. Para esclarecer dúvidas sobre o tema e obter maiores informações, entre em contato através do email da organização, oposul@yahoo.com.br, ou através dos telefones: (73)| 2101-5259/ 9945-4600/8866-3896.
Saúde combate a dengue com faxinaço no Alto do Basílio
Uma programação de grandes faxinaços contra a dengue está sendo realizado em Ilhéus, como parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia. Neste sábado (30), o bairro escolhido foi o Nelson Costa. Esta mobilização é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Igreja Mórmon dos Santos dos Últimos Dias. Participarão também da atividade, agentes comunitários de saúde e de endemias, o centro comunitário local e a Secretaria de Serviços Urbanos.
A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros e panfletagem, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária. O objetivo é que essa ação alcance os 5.701 imóveis da localidade. Durante o faxinaço no Nelson Costa serão distribuídas tampas e telas para tanques e reservatórios de água. Na sexta- feira (29), serão distribuídas sacolas de lixo em cada casa, que serão recolhidas durante o mutirão de sábado.
Em Ilhéus, o Projeto vem atuando em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: os altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde. Nos bairros selecionados, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades.
Iniciado em julho de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e Municípios), capacitação dos coordenadores municipais, sensibilização de parceiros, visita aos bairros, capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto. Para a realização de denúncias sobre a existência de focos do mosquito na cidade, a população deve ligar para o telefone, (73) 3231-3500, que funciona de 8 às 11h30min, e das 13h30min às 17 horas.