Além disso, proposições importantes para a melhoria da qualidade de vida do povo de Ilhéus, principalmente dos mais carentes, foram aprovadas durante o ano. Outro aspecto positivo materializado em 2003 foi a valorização do mandato parlamentar. Resultado de determinação do presidente Zerinaldo Sena, todos os gabinetes e departamentos da Câmara foram dotados de Internet – a Rede Mundial de Computadores. Nesse primeiro ano da atual mesa diretora, que também conta com Edson Silva, vice-presidente; Ivo Evangelista, 1º secretário; e Elicio Gomes de Sá, 2ª secretário – foi possível reformar o Plenário Gilberto Fialho, transformando-o num dos mais belos do interior da Bahia. As melhorias incluíram ainda a criação de um novo receptivo e uma Sala de Reuniões Parlamentares. Somado a tudo isso, a reestruturação da Assessoria de Imprensa, visando o fortalecimento de um canal de comunicação com a comunidade.
BALANÇO – Em 2003, foram aprovados 84 projetos de lei de autoria dos vereadores e 19 propostos pelo Executivo Municipal, além de 313 indicações, 218 requerimentos, 191 moções e 28 resoluções. A Câmara de Ilhéus encerrou os trabalhos legislativos do ano no último dia 16, com a aprovação do Orçamento do Município para 2004. A retomada das sessões plenárias está prevista para o dia 17 de fevereiro, quando, mais uma vez, o prefeito Jabes Ribeiro fará o discurso solene de reabertura das atividades.
Ainda como parte de seu cronograma anual, a Câmara concedeu no último dia 5 de dezembro 22 Títulos de Cidadão Ilheense a personalidades que, apesar de não terem nascido na cidade, contribuem em suas respectivas áreas de atuação para o desenvolvimento do município. A solenidade de outorga aconteceu no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, e foi prestigiada por lideranças políticas, autoridades empresariais e representantes comunitários. Por ser, segundo o IBGE, o Poder Legislativo Municipal mais antigo do Brasil a Câmara foi homenageada em Brasília durante o I Encontro Nacional de Legislativos, evento ocorrido no Congresso Nacional, nos dias 13 e 14.