NOVA EMPRESA DE TRANSPORTES COMEÇA A OPERAR EM ILHÉUS

A empresa de transportes urbanos e interdistrital, vencedora da licitação pública realizada pela Prefeitura de Ilhéus – a Viametro Transportes Urbanos Ltda. -, vai começar a operar a partir da zero hora do próximo domingo, dia 28. Com a nova empresa em operação a cidade contará com veículos com ar-condicionado, colocando Ilhéus como a primeira em todo o Nordeste a contar com este tipo de serviço em linhas convencionais, conforme assegura o secretário de Infra-Estrutura, Isaac Albagli. Segundo ele, também por determinação do prefeito Jabes Ribeiro, os ônibus começam a circular já com o sistema de bilhetagem eletrônica e circuito interno de TV em 100 por cento de sua frota.

A Viametro, continua o secretário, também vai operar através de micro-ônibus, para os altos do Teresópolis, Ceará, Boa Vista, Tapera e Basílio com acesso pelas ruas João XXIII e av. Palmares, atendendo uma antiga reivindicação dessas comunidades. Além disso, com a entrada de uma nova empresa, cumprindo-se todos os trâmites legais, será possível garantir a regularização dos horários e de linhas, assim como a criação de novos horários para a sede e interior, afirma Isaac Albagli.

A entrada em operação da nova empresa faz parte do projeto de modernização do transporte urbano e interdistrital no município, adotado pelo prefeito Jabes Ribeiro no início de 1997 com a finalidade de tornar o sistema como o mais moderno da Bahia. Nesse período, além da manutenção do preço da passagem em R$ 0,50 por quase quatro anos, também foi realizada a primeira licitação para o setor ganha pela Viação São Miguel que se habilitou a operar no município ao apresentar a melhor proposta de preço, de 2,5 milhões de reais, cujos recursos foram destinados à programas sociais e também para novos investimentos no projeto de modernização.

Agora, explica Albagli, com a segunda licitação, a Viametro Transportes Urbanos Ltda. pagou um total de 3 milhões de reais, que se destinará à conclusão do Terminal Rodoviário, melhorias na infra-estrutura do sistema (abrigos de passageiros modernos) e ainda em programas sociais, integrando-se o município ao programa de combate a fome. “Vencida mais essa etapa, a próxima será a de transformar o Terminal Urbano em Estação de Transbordo, com a criação de linhas radiais onde o usuário pagará apenas uma passagem para se deslocar a qualquer ponto da cidade”.

Ainda de acordo com o secretário, a nova licitação foi realizada não só para avançar no projeto de modernização do setor como também para cumprir determinação da Constituição Federal e da Lei de Concessões do Serviço Público. “A Viação Gabriela, que detinha uma autorização precária para operar, foi notificada, através do Jornal Oficial do Município, edição de 03 de novembro, para que deixasse de operar a partir do próximo domingo (28)”, ressaltou Isaac Albagli.

MÃO-DE-OBRA – Atendendo as exigências do processo licitatório, a Viametro Transportes Urbanos Ltda. priorizou o preenchimento de suas vagas para os funcionários remanescentes da Viação Gabriela, uma das exigências do prefeito Jabes Ribeiro para garantir a manutenção dos empregos para esses trabalhadores, abrindo-se as inscrições no Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus, na travessa Palmares, no bairro do Malhado, logo após o prédio da Justiça Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *