Ainda dentro dos avanços do processo de geração de emprego e renda, Zugaib diz que o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônico (Cepedi), credenciado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, também vem contribuindo substancialmente no setor de pesquisa e novas tecnologias, além de absorver os formandos do curso de ciências da computação da Universidade Estadual de Santa cruz (Uesc). De acordo com o secretário, esse conjunto de ações vem sendo responsável pela geração de oportunidade de emprego, ao mesmo tempo que alavanca o desenvolvimento.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, o tempo começa a deixar claro que os avanços são inequívocos, e que a administração pública, mesmo enfrentando sérias dificuldades na área financeira, numa crise que atinge a grande maioria dos municípios brasileiros, vem procurando e encontrando saídas com criatividade e parcerias, “pois só unidos seremos fortes”, afirmou. Segundo ele, não falta coragem para o enfrentamento dos problemas e para a busca de soluções, “e como resultado, hoje temos uma cidade altiva e um governo que respeita as tradições desse povo”.
Referindo-se especificamente sobre a geração de emprego e renda, o prefeito diz que a construção do Porto Seco, que servirá de apoio direto ao Porto Internacional de Ilhéus, é primordial, não só para extinguir o estacionamento de carretas em ruas da cidade, como para ampliar as opções de trabalho. No Porto Seco, os motoristas de carretas e caminhões poderão contar com toda a infra-estrutura durante sua permanência na cidade, como oficina mecânica, posto de combustíveis, restaurante, lanchonete, telefones públicos, pousada e borracheiro, “abrindo assim uma grande variedade de vagas que vão beneficiar nossa comunidade”.