PROJETOS CONTRIBUEM COM GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA EM ILHÉUS

O programa de geração de emprego e renda vem obtendo resultados no município de Ilhéus a partir dos investimentos e ações desenvolvidas através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abrindo novas possibilidades para o homem do campo se manter em sua terra e oportunizando aos jovens da zona urbana a chance do primeiro emprego. Para o secretário municipal Antônio Zugaib, o fortalecimento do Pólo de Informática, com a ampliação do número de indústrias; a modernização e ampliação dos estabelecimentos comerciais do centro da cidade e nos bairros, num processo hoje quase irreversível; a construção do Porto Seco na rodovia Jorge Amado (Ilhéus/Itabuna), e a implantação do programa Luz no Campo, beneficiando centenas de famílias da zona rural, inclusive nos assentamentos agrários, “inegavelmente, são vetores de desenvolvimento e da criação de novas vagas para a mão-de-obra desempregada”.

O secretário destaca a implantação das usinas de Leite e de beneficiamento de mandioca no interior, que, embora já instaladas, continuam sendo alvo de novas ações para aprimorar seu funcionamento e aumento de produção, “incentivando o agriculltor a produzir cada vez mais tendo como garantia o retorno dos investimentos”. Cita como exemplo também o processo de modernização pelo qual passou a Colônia de Pesca Z-34, no bairro do Malhado, hoje trabalhando com equipamentos adequados á conservação do pescado e também mantendo-se dentro dos padrões de higiene, transformando-se numa referência para os consumidores.

Ainda dentro dos avanços do processo de geração de emprego e renda, Zugaib diz que o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônico (Cepedi), credenciado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, também vem contribuindo substancialmente no setor de pesquisa e novas tecnologias, além de absorver os formandos do curso de ciências da computação da Universidade Estadual de Santa cruz (Uesc). De acordo com o secretário, esse conjunto de ações vem sendo responsável pela geração de oportunidade de emprego, ao mesmo tempo que alavanca o desenvolvimento.

Para o prefeito Jabes Ribeiro, o tempo começa a deixar claro que os avanços são inequívocos, e que a administração pública, mesmo enfrentando sérias dificuldades na área financeira, numa crise que atinge a grande maioria dos municípios brasileiros, vem procurando e encontrando saídas com criatividade e parcerias, “pois só unidos seremos fortes”, afirmou. Segundo ele, não falta coragem para o enfrentamento dos problemas e para a busca de soluções, “e como resultado, hoje temos uma cidade altiva e um governo que respeita as tradições desse povo”.
Referindo-se especificamente sobre a geração de emprego e renda, o prefeito diz que a construção do Porto Seco, que servirá de apoio direto ao Porto Internacional de Ilhéus, é primordial, não só para extinguir o estacionamento de carretas em ruas da cidade, como para ampliar as opções de trabalho. No Porto Seco, os motoristas de carretas e caminhões poderão contar com toda a infra-estrutura durante sua permanência na cidade, como oficina mecânica, posto de combustíveis, restaurante, lanchonete, telefones públicos, pousada e borracheiro, “abrindo assim uma grande variedade de vagas que vão beneficiar nossa comunidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *