OBRAS DE CONTENÇÕES DE ENCOSTA BENEFICIAM OS ALTOS EM ILHÉUS

O Projeto Viva o Morro, criado pelo prefeito Jabes Ribeiro em seu primeiro governo –1983/88-, continua sendo uma das principais prioridades desde que reassumiu o cargo em 1997, beneficiando milhares de famílias, principalmente das camadas mais carentes da população, que constróem suas casas, muitas vezes, em áreas de grande risco de deslizamento de terra. Para a realização das obras de contenção de encosta que exigem um volume maior de recursos, vem sendo primordial as parcerias com o Governo do Estado e Federal, o que vem permitindo a continuidade do projeto e a ampliação do número de localidades atendidas.

Neste período, explica o secretário de Infra-Estrutura, Isaac Albagli, um dos morros beneficiados foi o do Amparo, cuja rua em sua parte mais alta, devido os constantes deslizamentos, colocava em risco diversas residências Além de recuperar parte do terreno em frente as casas, foi implantada contenção de encosta com construção de passarela e instalação de guarda-corpo. Também na avenida Palmares, no alto do Basílio, a Prefeitura executou diversas contenções de encosta em um entorno, permitindo a ligação com a avenida Esperança com via pavimentada.
A Gamboa foi outro alto a ser beneficiado com contenção de encosta e construção de passarela com guarda-corpo, interligando a avenida Brasil à avenida Itabuna. No Tabuleiro da Baiana, no alto Nerival, e também no alto do Coqueiro, o Projeto Viva o Morro foi primordial para garantir o patrimônio de famílias com contenções de encostas, o mesmo ocorrendo no alto da Esperança e Aureliano, entre outros, onde a Prefeitura investiu na construção de contenção em concreto projetado.
“Esse é um trabalho contínuo, e muitas vezes um mesmo alto é alvo de várias obras, como acontece no Soledade, onde já construímos contenção de encosta e atualmente estamos investindo em outro ponto daquela localidade que apresentava riscos aos moradores”, disse Albagli. Também se encontra em fase de conclusão as obras de contenção de encosta na avenida Canavieiras e alto de São Sebastião, e os novos serviços já foram iniciados no alto da Gamboa.
VIVA O MORRO – O Projeto Viva o Morro, além da construção de contenções de encosta, também é responsável pela pavimentação de ruas, implantação de escadarias e rampas, com serviços de drenagem, e em muitos dos casos realiza acessos às residências, no sentido de oferecer melhor qualidade de vida para os moradores desses altos. “Hoje, uma das nossas preocupações é abrir e pavimentar ruas de acesso possibilitando dessa forma o tráfego de veículos, como já realizamos recentemente nas 5.ª e 6.ª travessas do alto Soledade”, garantiu o secretário Isaac Albagli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *