GAPA INAUGURA NÚCLEO DE APOIO NO MUNCÍPIO DE ILHÉUS

Em Ilhéus, os portadores do vírus HIV e seus familiares já podem contar com os serviços de acompanhamento do Grupo de Apoio a Prevenção a Aids (GAPA), que há 15 anos realiza trabalhos de auxílio a pessoas contaminadas com a doença na Bahia. O núcleo, que está funcionando numa sala da Secretaria de Assistência Social, localizada na rua Mario Alfredo, foi inaugurado na última sexta-feira (12) pelo prefeito Jabes Ribeiro e a coordenadora do GAPA-Bahia, Isabel Tavares. Da solenidade participaram o secretário John Ribeiro, de Assistência Social, o presidente da Câmara, Zerinaldo Sena e dezenas de líderes comunitários.

Com núcleo do GAPA a população passa a dispor de mais um mecanismo de prevenção à doença que voltou a merecer atenção redobrada, já que o último demonstrativo do Ministério da Saúde apontou crescimento significativo de novos casos. No município, a Secretaria de Saúde desenvolve programas de prevenção e controle da doença, além de oferecer tratamento aos portadores do vírus, com o objetivo de aumentar a sobrevida dos pacientes. O apoio estendem-se ainda aos familiares, por meio de acompanhamento psicossocial.
Durante a inauguração do Núcleo do GAPA, o prefeito Jabes Ribeiro conclamou a todos a constituir um grande mutirão, visando impedir o avanço da doença. “A instalação do Gapa significa uma ação clara no sentido de trabalharmos mais a prevenção. È preciso prevenir, lutar, e continuar conscientizando à população sobre os problemas que rondam todos nós”, disse, referindo-se a doença. Segundo o prefeito, “todos têm o dever de mostrar a população que qualquer pessoa merece ter uma vida digna quando se contamina com o vírus da Aids”.
O prefeito lembrou que o ser humano infectado não dever ser marginalizado, uma vez que a exclusão possibilitará a evolução da doença. “Num momento desses, ele precisa de fraternidade, compreensão e carinho”, disse Jabes, acrescentando que o Gapa realiza um trabalho exemplar de prevenção e acompanhamento dos portadores do vírus HIV. O secretário de Assistência Social, informou que o núcleo funcionará com profissionais capacitados para atender os portadores do vírus, estendendo-se o apoio aos familiares. Já a coordenadora do GAPA-Bahia, enfatizou sobre a necessidade da continuação de trabalhos de prevenção e educação, como forma de impedir o avanço da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *