ILHÉUS APRESENTARÁ PROPOSTAS NA 12ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

As principais propostas sistematizadas pela secretaria de Saúde de Ilhéus serão objeto de discussão em Brasília, na XII Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 7 a 11 de dezembro, na Academia de Tênis. O objetivo do evento é propor diretrizes para efetivar a saúde como direito de todos e dever do Estado, bem como para a consolidação do Sistema Único de Saúde (Sus). Na capital federal, a cidade será representada pelos integrantes do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Magali Nogueira e José Francisco Silva, representando os usuários do sistema local de saúde, e pelo sindicalista Yolando de Souza.

Dentre os temas já incorporados, podem ser destacados “Direito à saúde”, “A seguridade social e a saúde”, “A intersetorialidade das ações de saúde”, “As esferas de governo e a construção do Sus”, “A organização de atenção à saúde”, “Controle social e gestão participativa”, “O trabalho na saúde”, “Ciência e tecnologia e a saúde” e o “O financiamento da saúde, informação e comunicação em saúde”. Segundo o representante dos trabalhadores da saúde de Ilhéus na Conferência Nacional, Yolando de Souza, o evento servirá também para avaliar os 15 anos de existência do Sus, “que está a cada dia se aperfeiçoando. Para se determinar a complexidade do Sus, a Itália levou 30 anos para implantar um sistema de saúde idêntico ao nosso”.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Medauar, considera importante a participação dos delegados de Ilhéus na XII Conferência Nacional de Saúde, “pois será um momento privilegiado em que a sociedade brasileira poderá avaliar uma de suas maiores conquistas que é funcionamento do Sistema Único de Saúde, verdadeiro resgate da cidadania”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *