LUZ NO CAMPO BENEFICIA MAIS UMA COMUNIDADE RURAL EM ILHÉUS

No próximo dia 7 de dezembro, às 11 horas, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, vai entregar o sistema de eletrificação rural da região do Japú, beneficiando dezenas de famílias de trabalhadores rurais. A obra encerra a primeira etapa do programa Luz no Campo, que já está em funcionamento nas regiões de Rio do Engenho (de Barro Branco 1 até 6 e zona da Tranquilidade) , Itariri e os assentamentos agrários Frei Vantuir, Nova Vitória e Ressurreição, além da região da Fazenda Laudicéa. Nestas localidade, foram realizados serviços de iluminação pública e ligações domiciliares num investimento total de 1 milhão e 500 mil reais, numa parceria da prefeitura ilheense com a secretaria de Infra-estrutura do Governo do Estado e a Coelba.

O economista Antônio Zugaib, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, informa que por orientação do prefeito Jabes Ribeiro já foram realizados mais 19 orçamentos para a implantação da segunda etapa do Luz no Campo, tendo os projetos já sido encaminhados à secretaria estadual de Infra-estrutura para aprovação e liberação de recursos. Neste novo pacote, foram incluídas as localidades de Banco Central 1, 2 e 3, Sapucaeira (Pixixica), Acuípe de Baixo, São José de Castelo Novo, Kms 16 e 18 de Lava Pés, Cururutinga, Retiro (Norma Tavares), região da Bonitinha, Aritaguá (Terra Nova), complementação de Itariri, Santa Maria, Santana, Valão e Couto (ramal do Povo). E ainda: Serrado 1, 2 e3, Maria Jape, Búzios de Santaninha, Inema (região do Cabral).
Para Antônio Zugaib, o programa Luz no Campo é de fundamental importância para as comunidades da zona rural, não só porque propicia mais desenvolvimento econômico, através da irrigação ou implantação de agroindústria, assim como proporciona melhor qualidade de vida, possibilitando a conservação de alimentos – aquisição de geladeira/ freezer -, além da área de lazer e comunicações. “Essa melhorias podemos verificar nos locais já beneficiados, onde ocorreram mudanças de comportamento e do padrão de vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *