O prefeito Jabes Ribeiro vai assinar ordem de serviço para a construção do Centro de Zoonoses de Ilhéus, amanhã (20) durante solenidade a se realizar às 10h20min, no salão do Palácio Paranaguá, com a presença de secretários, assessores, vereadores e de lideranças políticas e comunitárias. O objetivo do centro é contribuir com as ações de vigilância epidemiológica e controle das principais zoonoses nas zonas urbana e rural, conhecendo-se a definição real da população de cães e de gatos, além de outros animais que podem transmitir doenças ao homem.
Destaca o coordenador de Vigilância à Saúde de Ilhéus, Antonio Firmo, que o centro contará com uma unidade móvel que fará a coleta diária de animais vadios que se encontram circulando pela cidade. “Eles serão recolhidos dando-se um prazo para que seus proprietários venham buscá-los, pois, caso contrário, serão encaminhados aos laboratórios do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)”.
Centro de Zoonoses de Ilhéus, de acordo com Antonio Firmo, também terá a finalidade de conscientizar donos de animais sobre a necessidade de se manter uma prática responsável na criação, “pois hoje se fala muito em qualidade de vida das pessoas como dos animais que convivem intensamente em diversos ambientes. Então, o centro será um incentivador da educação e vamos trabalhar na prevenção da raiva, leptospirose e calazar, embora no município de Ilhéus ainda não tenham sido registrados casos”.