ILHÉUS INTENSIFICA CAMPANHA ANTI-AIDS

A extensão da campanha nacional anti-Aids em Ilhéus passa pela ampliação dos testes de sangue que estão sendo realizados nas escolas da rede pública, bairros e principais postos de saúde da zona rural e urbana, incluindo ainda os detentos do Presídio Ariston Cardoso e da 7ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Corpin). Segundo o secretário de Saúde, Paulo Medauar, a meta é atingir todos os segmentos da sociedade, através da realização de testes anti-Aids, cujos resultados serão conhecidos três dias após o exame.

A Campanha de combate e prevenção a Aids, denominada de “Fique Sabendo”, foi lançada no último dia 12 e estende-se até 30 de novembro, mas após este período os testes continuam sendo realizados nos postos de saúde da zona rural e urbana. Segundo dados da Secretária de Saúde do município, Ilhéus conta atualmente com 210 pessoas convivendo com a doença. Já foram registrados 29 mortes por Aids e os portadores do vírus são atendidos pelo Centro de Referência Municipal, situado na avenida Canavieiras (antiga sede do F-Sesp).

A coordenação do programa de DST/Aids, enfermeira Tânia Cordeiro, alerta para a necessidade da realização do exame anti-Aids, tendo em vista a possibilidade de sobrevida maior dos portadores do vírus, através da terapia para a redução da carga viral. Além disso, quanto mais cedo o portador souber da existência do contágio, maior a possibilidade do não crescimento do número de pessoas infectadas.
Além dos diversos locais já atendidos pela equipe da campanha, amanhã (20), os profissionais estarão coletando sangue no centro comunitário do bairro Nossa Senhora das Vitória. Na sexta-feira (21) serão visitados o Porto do Malhado e o distrito de Banco do Pedro. No sábado (22), a Central de Abastecimento no bairro do Malhado, será visitada pelos coletadores de sangue. O bairro do Pontal receberá a visita de Secretaria de Saúde, no domingo 23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *