Curso de multiplicadores em transplante debate sobre Doação de Órgãos e tecidos em Ilhéus
Mais três escolas são visitadas pela comissão coordenada pelo MP
Novos serviços do Desenvolvimento Urbano contemplam zona sul e centro
Aventureiro que pretende rodar 13 mil quilômetros em um skate visita Ilhéus
Curso de multiplicadores em transplante debate sobre Doação de Órgãos e tecidos em Ilhéus
As secretarias municipais de Saúde de Ilhéus e Itabuna, Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset) e Central De Transplantes Da Bahia (CNCDO) realizaram nesta quarta-feira (27) o curso de multiplicadores em transplantes, no Auditório do Hospital Unimed em Ilhéus. O evento faz parte do Encontro de Transplantes e Doação de Órgãos e Tecidos, que acontece em Ilhéus e Itabuna no período de 26 a 28 de julho.
O curso teve início às 8 horas e contou com a palestra sobre o processo de transplante, ministrada pelo cirurgião-geral e coordenador do Sistema Estadual de Transplante e Doação de Órgãos e Tecidos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Eraldo Salustiano de Moura. Durante a palestra, o médico abordou desde o histórico a todas as fases do processo de transplante e doação. Ao final, foi realizado um debate, além do momento para dúvidas sobre o tema.
Entre o público participante, estiveram presentes representantes de associações de bairro, líderes religiosos, representantes da Secretaria da Educação, representantes da Associação de Pacientes Crônicos renais e Anêmicos, além de profissionais e estudantes da área da saúde. Segundo a coordenadora do programa de Doação e Transplante de Orgãos e Tecidos do município de Ilhéus, Anna Aragão, “o evento tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade, para formar multiplicadores e parceiros do programa”.
O transplante é um procedimento cirúrgico, no qual um órgão ou tecido doente é substituído por outro sadio. Todas as pessoas são doadoras em potencial, existindo dois tipos de doadores; o vivo e o falecido. A coordenadora Anna Aragão afirmou que “o pouco nível de conscientização da população sobre o processo de doação, gera mitos e preconceitos dificultando o aumento no número de doadores”.
A doação no Brasil só é permitida mediante a autorização de parentes de primeiro e segundo graus do doador. Por isso, é importante que a pessoa comunique à família o desejo de doar. Como parte da programação do Encontro, será realizada na quinta-feira (28) o Treinamento no Processo Doação Transplante de Órgãos de Terceiros para as equipes de Postos de Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) de Ilhéus (todos os agentes comunitários da zona urbana).
O evento será realizado no Auditório da Justiça Federal com o tema central: Processo Doação e Transplante. A capacitação será realizada em dois turnos: turma I, das 8 horas às 11h30min, e turma II, 13 horas 30minutos às 16h30min. O evento contará com a participação da Organização de Procura de Órgãos Ilhéus/Itabuna (Oposul). Maiores informações pelo telefone: (73)- 8849-1234.
Mais três escolas são visitadas pela comissão coordenada pelo MP
Representantes da 8ª Promotoria de Justiça, Ministério Público Federal do Trabalho, dos conselhos municipais da Educação, Alimentação Escolar, Transportes, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assim como da 6ª Diretoria Regional de Educação (Dires), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-Ba), Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros participaram na tarde da última terça-feira (26) de mais uma rodada de visitas à escolas da rede municipal e estadual de ensino em Ilhéus. A ação integra o Programa “O MP e os Objetivos do Milênio”, proposto pelo Ministério Público Estadual para a área da educação.
Desta vez as unidades de ensino visitadas foram a Escola Estadual Eduardo Catalão, no centro, e as municipais do Pontal e Barão de Macaúbas, na zona sul de Ilhéus. A visita, que também foi acompanhada pelos vereadores Alzimário Belmonte e Carmelita Ângela – ambos da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal – esteve direcionada para fiscalizar e apontar necessidades das unidades. Para isso, as equipes de cada órgão, munidas de questionários, visitaram todos os espaços das unidades e realizaram pesquisas com diretores e vice-diretores.
Na opinião da diretora da Escola Estadual Eduardo Catalão, Sarita Marques Nascimento, a presença da comissão “demonstra o interesse do poder público e da sociedade civil organizada em melhorar as condições de trabalho dos professores e a qualidade do ensino de uma forma geral”. O vice-presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Roberto Corsário, explicou que a ação é uma das estratégias de fiscalização da gestão das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com ênfase nos 40% destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino. “É importante envolver todos esses órgãos para que a educação em Ilhéus possa avançar ainda mais”.
A primeira etapa do planejamento interinstitucional foi iniciada em 2010, e este ano algumas escolas estão sendo revisitadas, com o objetivo de conferir se o que foi sugerido nos relatórios foi cumprido. Após as visitas, as entidades que integram a comissão entregam os relatórios ao MP, que em seguida convoca cada diretor a participar de audiência junto à promotoria de Justiça para debater o resultado dos relatórios e estipular prazos para promover as melhorias necessárias. A promotora de Justiça Karina Cherubini aproveitou para lembrar aos representantes dos colegiados de Controle Social que enviem os relatórios à sede da 8ª Promotoria de Justiça a fim de que o acompanhamento da ação aconteça de maneira mais efetiva.
Mais Educação – Nas duas escolas municipais, a comissão pode acompanhar, in loco, a realização de adaptações visando a adequação ao programa Mais Educação, que vem sendo implantando em 19 escolas da rede municipal em Ilhéus com objetivo de oferecer atividades optativas no turno oposto ao da escola. Na Escola Municipal do Pontal, que conta com 343 estudantes, as melhorias na área de convivência da unidade seguem em ritmo acelerado. Já na escola Barão de Macaúbas, onde estudam 312 alunos, a reforma foi finalizada e contemplou reparos na rede elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, melhorias no telhado, construção de novos banheiros, entre outras intervenções para atender ao Programa Mais Educação.
Novos serviços do Desenvolvimento Urbano contemplam zona sul e centro
A zona sul foi foco da ação de retirada de entulhos empreendida pelos trabalhadores do setor de limpeza da secretaria de Desenvolvimento Urbano, na última segunda-feira (25). Em local próximo ao Aeroporto Jorge Amado foram retiradas diversas caçambas de entulhos, enquanto que na Rua São Francisco, na Rodovia Ilhéus-Canavieiras, também foi realizado o serviço de poda de árvores. Ao todo, foram retirados o equivalente a seis caçambas de lixo.
A mesma frente de trabalho também foi responsável pela retirada de entulhos ao lado do Centro de Atenção Integrado à Criança (Caic) Darcy Ribeiro e no bairro Nelson Costa, totalizando nove caçambas de entulhos retiradas. Mesmo não sendo de responsabilidade do município, já que o Código de Postura vigente prevê, inclusive, a notificação do responsável pelo despejo, sob pena de multa, “o serviço vem sendo realizado pela equipe da Prefeitura Municipal, pois na maior parte dos casos o responsável pelo despejo não é identificado”, explicou o secretário da pasta, Carlos Freitas.
Já no centro da cidade, a praça localizada próximo ao Shopping Popular, foi beneficiada com serviços de pintura, roçagem de grama e poda ornamental das plantas, pelo trabalho de outra equipe, do setor de Parques e Jardins.
Aventureiro que pretende rodar 13 mil quilômetros em um skate visita Ilhéus
O aventureiro Marcelo Pedal Verde, que saiu do Oiapoque, no Amapá, no dia 27 de janeiro, com o objetivo de percorrer 13 mil quilômetros em um skate, chegou a Ilhéus esta semana. Patrocinado pelo Sport TV e pela Rede Globo de Televisão, Marcelo leva na bagagem câmeras e um emaranhado de equipamentos que monitoram, via satélite, todo o percurso realizado.
Neta última segunda feira (25), na companhia de vários outros skatistas, o aventureiro visitou as dependências da superintendência municipal de Esportes, sediada no Anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, centro da cidade. Em reunião com o superintendente Alberto Kruschewsky, Marcelo Pedal Verde discorreu sobre os principais anseios dos skatistas e também sobre os vários aspectos e dificuldades da viagem.
De acordo com o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, é importante ter referências no skate, uma vez que esta realidade beneficia o esporte como um todo. “Nesse sentido, o encontro de segunda-feira conseguiu produzir frutos importantes, haja vista o fato de que as coisas devem ser feitas com a participação daqueles que conhecem e praticam a atividade esportiva”, comenta Kruschewsky, acrescentando que, a partir de agora, “novas parcerias com o poder público de Ilhéus devem surgir”.
Meta – Segundo o projeto original, a última parada do skatista carioca Marcelo Pedal Verde acontecerá no Chuí, no Rio Grande do Sul. A meta do esportista, que viaja desde as primeiras horas da manhã até o início da noite, é seguir rodando cerca de 100 quilômetros por dia. “A proposta desta aventura é traçar um perfil real do skate no país, trabalho que será encaminhado para a Confederação Brasileira de Skate”, explica Marcelo, salientando que “toda a viagem, que está sendo monitorada e documentada pela Rede Globo, será transformada em livro e vídeo”.