O projeto Águia da Cultura, desenvolvido pela Fundação Cultural de Ilhéus em parceria com a Secretaria de Educação, além das visitas normais que realiza aos bairros, levando em um ônibus uma equipe de artistas que encena peças teatrais, realiza leitura de poesia, além de vários tipos de brincadeiras, vem desenvolvendo um novo projeto voltado para levar aos alunos das rede estadual e municipal de ensino, os valores do patrimônio histórico-cultural do município, além de conhecimentos específicos sobre dados geográficos. Trata-se da “Aula-Passeio”, que conta com a coordenação de Marcos Penalva e a professora Lurdinha Teles.
O “Aula-Passeio” vem atendendo neste seu lançamento os estudantes dos colégio Fábio Araripe Goulart e Themístocles Andrade ambos localizados no bairro Teotônio Vilela, que em grupos específicos, por séries, visitam durante todo o dia os pontos mais procurados pelos turistas, e que retratam os vários aspectos da cultura ilheense. Segundo Lurdinha Teles, o roteiro inclui a Catedral de São Sebastião, a Igreja São Jorge, Teatro Municipal, Casa de Cultura Jorge Amado, Casa de Misael Tavares, Casa de Tinoco, Palácio Paranaguá, Bataclan, além outros pontos representativos da história ilheense.
Em todos esses locais, continua a professora, os estudantes tomam conhecimento da importância daquele patrimônio e o que representa na história local, “e o que sentimos em todos eles é o total interesse em conhecer detalhes desses locais, fazendo perguntas e anotações”, afirma. Para ela, um dos momentos que mais lhe chamou a atenção para a importância do projeto, foi a declaração de um aluno que disse ter realizado um sonho ao conhecer a Catedral de São Sebastião, mesmo residindo relativamente perto, no bairro Teotônio Vilela.
Na sua opinião, o “Aula-Passeio”, apresentando a estes alunos os mais variados aspectos histórico-culturais de Ilhéus, insere o jovem na sua própria história fazendo com que resgate sua cidadania e se sinta também responsável pela continuidade desse conjunto de obras que conta muito sobre a civilização cacaueira. “No trajeto, dentro do ônibus, procuramos inicialmente fornecer os detalhes antecipados do local a ser visitado, o que cria uma expectativa entre os alunos, abrindo possibilidades para que formulem perguntas e tirem sua dúvidas”.
Em todos esses locais, continua a professora, os estudantes tomam conhecimento da importância daquele patrimônio e o que representa na história local, “e o que sentimos em todos eles é o total interesse em conhecer detalhes desses locais, fazendo perguntas e anotações”, afirma. Para ela, um dos momentos que mais lhe chamou a atenção para a importância do projeto, foi a declaração de um aluno que disse ter realizado um sonho ao conhecer a Catedral de São Sebastião, mesmo residindo relativamente perto, no bairro Teotônio Vilela.
Na sua opinião, o “Aula-Passeio”, apresentando a estes alunos os mais variados aspectos histórico-culturais de Ilhéus, insere o jovem na sua própria história fazendo com que resgate sua cidadania e se sinta também responsável pela continuidade desse conjunto de obras que conta muito sobre a civilização cacaueira. “No trajeto, dentro do ônibus, procuramos inicialmente fornecer os detalhes antecipados do local a ser visitado, o que cria uma expectativa entre os alunos, abrindo possibilidades para que formulem perguntas e tirem sua dúvidas”.
Além dos pontos históricos, o projeto “Aula-Passeio” também leva o estudante a conhecer o Porto Internacional de Ilhéus e o Distrito Industrial, dois dos principais vetores do desenvolvimento econômico do município, e durante todo esse percurso, também são ministradas noções de geografia. De acordo com Lurdinha Teles, o “Aula-Passeio” terá plena continuidade nas demais escolas da rede estadual e municipal de ensino, “sendo essa uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro, que criou o projeto em parceria com a Viação Águia Branca, para ser um dos sustentáculos na área educacional de Ilhéus”.