MARAMATA ENCERRA ATIVIDADES DO ANO COM PAINEL CIENTÍFICO

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) estará apresentando no próximo dia 21 de novembro o III Painel Científico, para comemorar o encerramento de suas atividades científicas durante o exercício de 2003. Segundo o professor Soane Nazaré de Andrade, presidente, o objetivo deste trabalho consiste na sensibilização e motivação dos professores para o tema da educação ambiental no dia-a-dia da unidade escolar, pretendendo a reunião contar com representantes do maior número de escolas, como agentes multiplicadores dessa idéia.

Explica o professor que o painel será realizado no período matutino (das 8 às 12 horas), sendo convidados quatro profissionais da área de educação para comporem a mesa redonda. Serão discutidos os temas: “Educação formal, educação informal, educação ambiental, economia sustentável”. Após as explanações, será aberto espaço para questionamentos e apresentação de sugestões, para que, ao final dos trabalhos, possa ser elaborado um documento com propostas e metas, que posteriormente serão divulgadas nas escolas.
O II Painel Científico da Maramata será aberto oficialmente pelo prefeito Jabes, seguindo-se dos seguintes palestrantes: Eduardo Athayde – administrador, MBA, diretor da UMA-Universidade Livre da Mata Atlântica e do WWI-Worldwatch Institute no Brasil, que vai abordar o tema “Ecopólo chamado Bahia”; Wallace Setenta – presidente da CNPC, agrônomo e mestrando pela Uesc em Desenvolvimento regional de meio ambiente, que falará a respeito da “Conjuntura cacaueira”.
Em seguida será a vez da professora Maria de Lourdes Teles Alves – graduada em estudos sociais pela Faculdade de Filosofia de Ilhéus; professora de geografia com formação pelo Ministério da Educação; supervisora escolar da Uesc; pós-graduada em avaliação pela Uneb/ Instituto Anísio Teixeira, que abordará “Educação Ambiental – novas perspectivas;”; Drª Vanessa Cavalcanti – doutora em história pela Universidade de Salamanca/Espanha, professora e coordenadora de Assuntos Comunitários da Universidade Salvador, e membro do Núcleo de Estudos Sociais (Cordis/Unifacs/Puc-SP), que se responsabilizará pelo tema “Pensando uma educação para o futuro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *