PROJETO BENEFICIA MAIS QUATRO MORROS COM CONTENÇÃO DE ENCOSTA

Os altos situados na zona urbana de Ilhéus continuam sendo beneficiados pelo Projeto Viva o Morro, com obras de infra-estrutura voltadas para oferecer melhor qualidade de vida para essas comunidades, além de garantir a segurança de residências, muitas vezes construídas em locais de risco de deslizamentos. Atualmente, a Prefeitura vem beneficiando as comunidades do Soledade, Aureliano, Gambôa e São Sebastião, através de parceria com o Governo do Estado.

No Alto Soledade, a Secretaria de Infra-Estrutura concluiu as obras de contenção de encosta em uma das partes mais íngremes do morro, realizando a proteção com concreto projetado, onde são utilizados tirantes que penetram na terra, sendo posteriormente presa uma malha de ferro. Por fim, é implantado o concreto que dá sustentabilidade à obra. Segundo o engenheiro Antônio Magnavita, esse é um processo bastante difundido, e em Ilhéus vem sendo utilizado com amplo sucesso.
Ainda no Alto Soledade, atendendo reivindicação de moradores, a Prefeitura reiniciou as obras de pavimentação à paralelos da 6.ª travessa, o que vai possibilitar o acesso de automóveis e de fornecedores de botijão de gás, uma das principais solicitações daquela comunidade. Esse mesmo alto já foi beneficiado com outras obras, como escadarias drenantes, praça com equipamentos de lazer infantil, pavimentação de ruas e proteção de encostas.
Também nos alto da Gambôa e São Sebastião, a Secretaria de Infra-Estrutura iniciou na semana passada a construção de contenção de encosta em concreto projetado. Na Gambôa, por exemplo, a obra vai beneficiar diretamente os proprietários de três residências que se encontram em situação de risco, devido a ocorrência de deslizamento de terra provocada pela erosão causada pela chuva.
Já no Alto Aureliano os trabalhos prosseguem dentro do cronograma, com serviços de contenção de encosta na avenida Canavieiras. Explica Magnavita que este local, por possuir um tipo de terra bastante frágil, além da obra que a Prefeitura realiza, os moradores mais próximos à encosta terão que colaborar, não ampliando suas residências, a fim de evitar futuros danos.

VIVA O MORRO – O projeto Viva o Morro foi criado pelo prefeito Jabes Ribeiro em seu primeiro mandato (1983-88), com a finalidade de levar infra-estrutura para os mais de 40 altos localizados na zona urbana. Após reassumir em janeiro de 1997, deu pleno prosseguimento ao projeto, hoje responsável por inúmeras intervenções que diminuíram drasticamente os prejuízos que as chuvas causam, como desabamentos de residências e famílias desabrigadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *