VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE É TEMA DE CURSO BÁSICO EM ILHÉUS

Em parceria com a Divisão de Vigilância Sanitária da secretaria estadual de Saúde, a Secretaria de Saúde e Ilhéus realiza no período de 3 a 7 de novembro o curso Básico de Vigilância Ambiental em Saúde, dirigido a técnicos que atuam no setor de vigilância nos municípios de Ilhéus, Ibicaraí e Eunápolis, num total de 40 participantes. Segundo o secretário Paulo Medauar, o curso tem a finalidade de conceituar e também oferecer instrumentos para a implantação ou implementação da vigilância ambiental em saúde nos municípios baianos, sempre com o apoio do governo do estado. A solenidade oficial de abertura está marcada para às 8 horas, no auditório do Hotel Praia do Sol, situado no quilômetro 0 da rodovia Ilhéus-Canavieiras.

De acordo com a programação, dentre os assuntos que serão debatidos constam “Direito ambiental e água”, “Saúde, ambiente e desenvolvimento”, “Vigilância ambiental no Sistema Único de Saúde (Sus)”, “Vigilância Epidemiológica de Ilhéus” e “Doenças ambientais”, com apresentação de propostas por representantes dos municípios envolvidos. Dentre os palestrantes foram convidados as professoras Laura Gomes e Adélia Pinheiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Antonio Luiz Firmo e Julio Diaz Gusman, da secretaria municipal da Saúde. Além disso, serão exibidos filmes sobre os rios Cururupe e Itariri.
Segundo o coordenador do evento, Antonio Luiz Firmo, diante do crescente amadurecimento técnico da questão ambiental e da sua relação com a condição de saúde humana, “é preciso identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores determinantes e condicionantes do meio sócio-ambiental que interferem na saúde dos indivíduos. Estas ações estão fundamentadas no paradigma da promoção da saúde e deverão ser desenvolvidas na perspectiva da intersetorialidade, interdisciplinaridade e controle social”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *