Jabes Ribeiro afirmou que tem aguardado uma decisão do Governo Federal com relação a medidas para desoneração das tarifas de transporte coletivo, cujas dificuldades do setor têm sido objeto de debate em todo o País, principalmente nas cidades de porte médio e nas capitais. Como Ilhéus tem mantido um valor de tarifa abaixo da média, o prefeito municipal afirma que tomará decisões sobre o assunto, com o objetivo de garantir mais equilíbrio operacional no sistema de transporte coletivo. Ele admitiu também que há defasagem na planilha de custos das empresas que exploram o setor.
O fato de o vizinho município de Itabuna operar o sistema de transporte com tarifa urbana de R$ 1,00, desde o início do ano, “tem sido um mecanismo de pressão do setor que pleiteia um reajuste na tarifa”, afirmou o prefeito de Ilhéus. A distância entre os dois municípios, que formam o eixo principal da região sul da Bahia, é de apenas 28 quilômetros.
REDUÇÃO – Caso a proposta de implantação da tarifa única seja adotada pelo prefeito Jabes Ribeiro, os usuários de transporte coletivo de várias localidades rurais do município serão beneficiados com a redução da tarifa, a exemplo das regiões de Acuípe, Búzios, Sapucaeira, Ponta do Ramo, Retiro, Lagoa Encantada, Rio de Engenho, Castelo Novo, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras, Maria Jape, Japú e Banco do Pedro. Segundo estudos do setor de transportes do município, a população da zona rural é a que mais tem sido sacrificada com a crise econômica e social do País.