Destacou o governador que “Deus me deu a graça de ter vivido nesta cidade, e em grande parte de minha juventude, convivi com um dos bispos que por aqui passou, o salesiano Dom João Rezende Costa. E Deus me deu uma nova graça, de estar hoje no poder, e assim atender uma solicitação do bispo Dom Mauro Montagnoli e do padre Nildemar, pedido esse que representava a voz de todos os padres e da sociedade, que é o de realizar as obras de recuperação da Catedral”,. Ressaltou conhecer toda a história e o esforço de todos para a construção da Catedral, “um grande sonho do bispo Dom Eduardo que, graças a Deus, se tornou uma realidade para todos os ilheenses e para a Igreja católica”.
Ao saudar os fiéis que vieram em caravanas de vários municípios de abrangência da Diocese de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro disse que a data é um marco histórico para a comunidade católica, e agradeceu a presença do governador Paulo Souto que aceitou o convite da Diocese, lembrando que seu pai, Antônio Souto, teve importante participação na vida religiosa da cidade, tendo sido, inclusive, presidente da Congregação Mariana da Paróquia de São Jorge. Segundo Jabes, ao longo desses 90 anos a Diocese tem prestado um serviço de coragem, de amor, de fé, sobretudo no serviço voltado para a aproximação do homem com Deus. “Portanto, todos nós temos motivos para comemorar esse ato, e a presença do governador Paulo Souto, é uma demonstração inequívoca do prestígio da Diocese e de Ilhéus”.
Referindo-se ao bispo Dom Mauro, o prefeito Jabes Ribeiro o parabenizou por seu trabalho de fé e liderança firme no encaminhamentos das questões religiosas “que orgulha á todos nós”, estendendo os agradecimentos aos demais padres presentes, “cujos serviços na comunidade são marcados pela convivência e justiça social”. A Missa Solene, foi encerrada logo após o pronunciamento das duas autoridades.