Como parte da estratégia da política de saúde pública de Ilhéus, a prefeitura do município realizou uma passeata, hoje(7), que percorreu as principais ruas do centro, para chamar a atenção das mulheres a respeito da necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de mama. Se a doença for detectada mais cedo aumenta a possibilidade de cura em 90 por cento dos casos. A caminhada encerrou a Semana do Câncer promovida pela Secretaria de Saúde, numa ação conjunta com as sociedades brasileiras de Cancerologia e de Mastologia, Instituto Nacional do Câncer de Mama, União Nacional de Combate ao Câncer de Mama, Associação de Apoio aos Portadores de Câncer e da Clínica Oncológica de Ilhéus (Clioni). O evento reuniu o secretário de Saúde, Paulo Medauar, os diretores da Clioni, José Islaib e Eusínio Lavigne, além de diversos profissionais ligados a área de saúde, e a presidente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Ilhéus, Wanda Campos Melo.
De acordo com Paulo Medauar, doença é a mais temida pelas mulheres devido à grande freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, uma vez que afetam a percepção da sexualidade e deixa em baixa a autoestima. Antes dos 35 anos de idade é raro, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. A doença representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes em suas taxas de incidência ajustadas por idade nos registros de câncer de base populacional de diversos continentes.
Registra-se também o aumento no risco de mulheres migrantes de áreas de baixa risco para áreas de risco alto No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 1999, foram registrados 8.104 mortes decorrentes deste tipo de câncer. Dos 337.535 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados em 2002, o câncer de mama será o principal a atingir a população feminina, sendo responsável por 36.090 novos casos. O sintoma do câncer de mama já localmente detectável ao exame físico é o aparecimento de nódulo ou caroço no seio, com ou sem irritação e dor no local.