Com a finalidade de alertar as mulheres sobre a incidência do câncer de mama e ao mesmo tempo mostrar que a doença tem 90 por cento de cura – desde que seja detectado cedo -, a secretaria municipal de Saúde, numa ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Mastologia, Instituto Nacional de Câncer de Mama, União Nacional de Combate ao Câncer de Mama, Associação de Apoio aos Portadores de Câncer e da Clínica Oncológica de Ilhéus (Clioni), realiza amanhã (7), uma caminhada visando encerrar no município a Semana do Câncer. A saída está marcada para às 10 horas, no Largo Cultural, e contará com a participação da sociedade ilheense e de pessoas portadoras de câncer.
O secretário de Saúde de Ilhéus, Paulo Medauar, considera que o índice de sucesso com o tratamento chega ao patamar de 90 por cento. Ressalta que, por isso, as mulheres devem observar duas coisas de vitais importâncias: ir às unidades de saúde pelo menos uma vez por ano e pedir ao médico para examinar suas mamas e, após os 40 anos, fazer mamografia regularmente, com auto-exame todo mês.
De acordo com Medauar, a Secretaria mantém o programa de atenção à saúde da mulher nos seus centros de atendimento, por entender que a população, notadamente a feminina precisa de acompanhamento, “pois seu organismo é vulnerável a determinados tipos de câncer, a exemplo da mama e do colo do útero. Por isso, em Ilhéus não se admite mais mortes de mulheres vitimadas por essas doenças. Basta ir às unidades de saúde e fazer o acompanhamento”, lembrou.