Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus começa nesta sexta-feira
Crie promove eventos para festejar os 10 anos de criação
Marcelo Barreto assegura novas ações após visita de secretário estadual a Ilhéus
Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus começa nesta sexta-feira
Com o tema: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro, a 5a Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus será realizado esta semana, nos dias 29 e 30 de julho. Na sexta-feira (29), a solenidade de abertura do evento será a partir das 19 horas, no auditório da Justiça Federal. Após a composição da mesa, será realizada a conferência magna com a palestra sobre o tema central, ministrada por uma das maiores especialistas em saúde pública do Brasil, Lígia Bahia. Lígia Bahia é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, e faz parte da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). As atividades do sábado (30), ocorrerão no Centro de Convenções de Ilhéus, e terão início às 8 horas, com o credenciamento e entrega de material dos participantes. A leitura e aprovação do Regimento iniciará às 8h30min, e às 9 horas será formada mesa-redonda para as seguintes palestras: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade, por Dr. Ricardo Heinzelmann, Participação da comunidade e controle social pela Drª Ligia Bahia e Gestão do SUS, pela Drª Deborah Dourado. Após a discussão dos temas será dado um intervalo para almoço. |
Após o intervalo, serão oferecidos trabalhos em grupos através de oficinas monitoradas pelos palestrantes. Em seguida, será realizada plenária final, com a eleição dos delegados para a etapa estadual. Os interessados em participar da 5ª Confer6encia Municipal de Saúde devem realizar sua inscrição através do site www.ibecbr.com.br. A Conferência é um exercício do controle social, através da promoção de espaços de discussão com a finalidade de analisar a situação atual do SUS (Sistema único de Saúde), gerar discussões e reflexões sobre as condições de saúde da população, além de propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde.
Crie promove eventos para festejar os 10 anos de criação
Os dez anos de existência do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), entidade sediada na avenida Itabuna e voltada para o atendimento educacional especializado, continuam sendo marcados em Ilhéus por vários eventos. Na manhã desta terça-feira (26), com o objetivo de beneficiar alunos portadores de deficiência visual, o escritor e diretor de teatro, Pawlo Cidade, fez a doação de 15 unidades do áudiolivro “O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim”. Neste trabalho, o também assessor de Cultura da Prefeitura de Ilhéus retrata um pouco da história do município, utilizando sempre uma linguagem lúdica, clara e acessível. De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Lidiney Campos, mais do que um instrumento de atendimento especializado, o Crie vem sendo um equipamento capaz de difundir, em diversos setores da sociedade ilheense, a importância do processo de inclusão. “A exemplo do escritor Pawlo Cidade, nosso desejo é que outros representantes sociais passem a ter esse olhar diferenciado sobre a importância da inclusão, processo que se inicia na escola e, a partir daí, precisa ser disseminado para diversas outras áreas do nosso cotidiano”, comentou a secretária.
Por sua vez, Pawlo Cidade, que também é membro da Academia de Letras de Ilhéus, ressaltou sua alegria por poder contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão escolar. “É extremamente gratificante saber que, através deste áudiolivro, entre outras coisas, esses alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da nossa São Jorge dos Ilhéus”, completou. Já o aluno e presidente da Associação de Deficientes Visuais de Ilhéus, Jemerson Barbosa, parabenizou a iniciativa e lembrou que “o processo de inclusão escolar melhorou muito, mas que, em virtude das dificuldades, ainda precisa avançar bastante”, afirmou.
Com cerca de duas horas de duração, “O Tesouro Perdido das Terras do Sem Fim” mistura ficção e realidade para contar, sempre de forma inovadora, um pouco da história de Ilhéus. No áudiolivro, os personagens Tati, Charlie e Gambá passeiam pela Capitania dos Ilheos, conhecendo lugares históricos e ambientes naturais. A narração, que conta com sete vozes, vai desde as primeiras igrejas até os tempos áureos do cacau.
Crie – Com diversos profissionais, entre os quais pedagogos, psicopedagogos e psicólogos, o Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) atende, atualmente, de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30min às 18 horas, cerca de 350 crianças, adolescentes e adultos. De acordo com a gerente Lucília Lopes, o espaço trabalha com portadores de deficiências visuais, auditivas e intelectuais, além de crianças com distúrbios de aprendizagem (dislexia e transtorno do déficit de atenção por hiperatividade). “Com recursos do MEC, também viabilizamos a doação de cadeiras de roda, bengalas, andadores e diversos materiais adaptados”, enfatiza Lucília, acrescentando que o encaminhamento dos alunos é realizado pela redes municipais da Saúde, Educação e Assistência Social.
Dando sequência aos eventos voltados para a comemoração dos 10 anos do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), no próximo mês de setembro, com uma programação especial, será lembrada em Ilhéus a Semana dos Deficientes Auditivos. “Segmento beneficiado no Crie com o oferecimento de aulas em libras, método também conhecido como leitura de sinais”, informa a secretária Lidiney Campos, ressaltando que esses alunos contam com o apoio de intérpretes nas suas escolas regulares.
Marcelo Barreto assegura novas ações após visita de secretário estadual a Ilhéus
“Como toda cidade brasileira de médio porte, Ilhéus também convive diariamente com diversos problemas relacionados à área de segurança pública e a visita do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa, ao município foi bastante proveitosa, não só para discutir amplamente o assunto, assim como para iniciar ações mais concretas”. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, na manhã desta segunda-feira (25), que avaliou como positivamente a visita realizada pelo secretário Maurício Teles, pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades a Ilhéus na semana passada.
As autoridades participaram de solenidade de conclusão da primeira turma do Curso de Sargentos, no auditório da Faculdade de Ilhéus, e visitaram unidades da secretaria da Segurança Pública, a exemplo das obras de construção da nova sede do Departamento de Polícia Técnica, a sede da 7ª Corpin e o presídio Ariston Cardoso. A conclusão do prédio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), uma das reivindicações feitas durante a visita do secretário estadual Maurício Teles a Ilhéus, também deve ser finalizada até o fim deste ano. “Ilhéus e cidades circunvizinhas estão sofrendo com essa questão, que segundo o secretário será resolvida até o fim do ano”, informa Barreto.
Mais uma vez, o secretário Maurício Teles reafirmou a intenção do Governo do Estado de implantar, até o fim deste ano, a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em Ilhéus, com sede no bairro Teotônio Vilela. O reforço do policiamento rural no distrito de Banco Central foi outro pedido feito ao secretário, que também se comprometeu em traçar estratégias com intuito de beneficiar toda a zona rural de Ilhéus, que conta com 40 localidades, entre distritos, vilas e povoados.
A chegada de 10 novas viaturas até o mês de setembro para reforçar a atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) da Região Cacaueira foi outro anúncio feito pelo secretário de Estado e que para Marcelo Barreto evidencia o compromisso do Governo do Estado com a segurança. “Esperamos que novos investimentos possam contemplar a região”, afirmou Marcelo Barreto.