ILHÉUS CRIA PROGRAMA DE MUTIRÃO PERMANENTE PARA A ZONA RURAL

A Prefeitura de Ilhéus irá implantar no mês de outubro o Programa de Mutirão Permanente nos Distritos, que contará com a participação de 10 homens, equipamentos da patrulha mecânica, além de cortador de grama, cal, e outros componentes, no sentido de realizar periodicamente uma verdadeira “faxina” nestas localidades rurais. O anúncio da criação do programa foi feita pelo prefeito Jabes Ribeiro durante reunião que manteve no último dia 27 com o Conselho Comunitário do Distrito de Banco Central, onde na oportunidade foi feita uma avaliação dos resultados até agora obtidos com o programa “Prefeitura Cidadã”.

Segundo o prefeito, a criação do Mutirão Permanente se insere ao programa “Prefeitura Cidadã”, para que não só as comunidades já beneficiadas, como todas as demais, possam contar a partir de agora com uma equipe fixa e capacitada para realizar serviços de reposição de lâmpadas, capinagem, recuperação de asfalto, pintura de meio, poda de árvores, além de encascalhamento de ruas. De acordo com Jabes, mesmo com boa vontade, muitas vezes o administrador distrital não tem condições de solucionar esses pequenos problemas.
BALANÇO – Com relação aos resultados obtidos pelo programa “Prefeitura Cidadã”, o prefeito destacou que a solicitação referente à questão dos passes para que alunos de Banco Central possam deslocar-se para cursar o segundo grau, já foi resolvido pela Secretaria de Educação, e que as obras de reforma da escola municipal também se encontram em fase de conclusão. Sobre as condições da estrada, Jabes adiantou que o governador Paulo Souto garantiu a abertura de licitação, mas, enquanto isso, a patrulha mecânica se encarregará de melhorar os pontos críticos.
Na área de saúde, o prefeito também adiantou que, num prazo de 15 dias a reforma da ambulância estará concluída, e como se tratava de caso de emergência, autorizou a contratação imediata de uma enfermeira para o Posto de Saúde. Também garantiu estar adotando providência no sentido de dotar aquela comunidade com o atendimento odontológico, mas que para a contratação dos profissionais será necessário aguardar a realização de concurso público, o que está entre seus plano prioritários.
Quanto a área de segurança pública, o morador Antônio Joben disse que, com a parceria entre a Prefeitura e o II Batalhão de Polícia Militar, houve uma acentuada melhoria, e hoje em dia a comunidade se encontra mais tranquila com a diminuição nos índices de violência, fato esse comprovado pelos demais presentes à reunião.
VANDALISMO – Revoltados contra o ato de vandalismo que prejudicou seriamente o sistema de abastecimento de água daquela localidade, o prefeito Jabes Ribeiro disse que o problema da destruição de canos já foi encaminhado para registro de queixa na Polícia Civil, “e também estaremos entrando com processo na Polícia Federal, pois o que foi destruído é um patrimônio público”. Para solucionar a questão, Jabes afirmou que a Coordenadoria de Ações Regionais já está cuidando da recuperação dos canos quebrados.
Da reunião participaram o secretário de Assistência Social, John Ribeiro; Ações Regionais, Henrique Almeida; presidente da Câmara Municipal, Zerinaldo Sena; vereadores Francisco Sampaio e Carlos Alberto França, além do engenheiro Antônio Magnavita, e do administrador Aldo Pinheiro, entre vários integrantes da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *