II MOSTRA DE ARTE E CULTURA POPULAR SERÁ EM OUTUBRO

Como forma de discutir a criação em Ilhéus de movimento cultural libertário, comprometido com a história da comunidade, capaz de interferir política e socialmente na construção de uma sociedade igualitária, onde todas as manifestações culturais tenham espaço para se expressar, será realizada de 3 a 5 de outubro a II Mostra de Arte e Cultura Popular, no Memorial da Cultura Negra, situado na rua 31 de Março. A iniciativa do grupo afro cultural Dilazenze é estimular a ação consorciada com outros grupos do mesmo gênero. Ao longo de 17 anos de atividades, o Dilazenze tem ampliado parcerias com outros grupos locais e regionais.

Destaca o administrador do Memorial da Cultura Negra, Gilmário Rodrigues, que a mostra tem como finalidade a expressão de diversidades culturais, reunindo grupos “que têm características diferentes e que na oportunidade serão mostrados em nosso espaço. Como aconteceu no evento do ano passado, vão se apresentar diversos artistas da região, a exemplo do cantor Ébano (Itabuna), Alberto Rocha (Belmonte), da escola agrícola São José, balé afro Dilazenze e Cordel Violado. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.
Em paralelo aos trabalhos, a administração do Memorial reservou ainda para o público a realização de mostra de vídeo e exposição de diversas peças confeccionadas por integrantes do movimento negro unificado de Ilhéus e também palestras seguidas de debates onde serão abordados principalmente o papel no negro na sociedade, discriminação racial, dentre outras. O ingresso é um quilo de alimento não perecível que no final será doado às famílias que participam do projeto Batukerê, mantido no alto dos Carilos pelo grupo Dilazenze.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *