A Secretaria de Turismo de Ilhéus está elaborando o diagnóstico situacional que vai permitir a execução do Plano Estratégico de Marketing para desenvolver novas estratégias visando a divulgação e venda do destino turístico mais importante da Costa do Cacau. O trabalho é realizado com o apoio da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), que disponibilizou recursos, com contrapartida financeira do município, para a execução do trabalho com “uma visão bem profissionalizada”, informa o secretário Romualdo Pereira.
O Plano Estratégico de Marketing é um projeto que vem sendo desenvolvido pelo município desde o início de 2001, quando o secretário Romualdo Pereira assumiu a pasta. Com a conquista dos recursos foi realizada uma licitação para a escolha da empresa, sendo vencedora a Mega Consultoria. Ontem, os diretores da empresa estiveram reunidos com representantes do “trade” turístico de Ilhéus no salão Malvina do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Diante das divergências entre representantes dos setores público e privado, com reclamações de ambos os lados, o consultor Marcos Espinheira disse que a solução para o turismo de Ilhéus é estabelecer uma sinergia entre todos os segmentos para valorizar o destino e formatar melhor os produtos a serem oferecidos aos visitantes.
Para a coordenadora do plano, a ex-secretária de Turismo do Estado do Ceará, Ânya Ribeiro, “é normal que haja divergência entre os integrantes do “trade”, mas a receita nesse setor é a união de esforços. “Nenhuma cidade que desenvolveu o turismo o fez sem considerar que essa proposta só pode ser executada por um time, onde a cada um assume sua responsabilidade”.
Para a coordenadora do plano, a ex-secretária de Turismo do Estado do Ceará, Ânya Ribeiro, “é normal que haja divergência entre os integrantes do “trade”, mas a receita nesse setor é a união de esforços. “Nenhuma cidade que desenvolveu o turismo o fez sem considerar que essa proposta só pode ser executada por um time, onde a cada um assume sua responsabilidade”.
ETAPAS – Após a etapa do diagnóstico, os consultores farão um trabalho minucioso sobre a infra-estrutura do município e dos equipamentos turísticos locais, como hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros. Numa terceira etapa o plano vai indicar as parcerias a serem feitas com empresas aéreas, agências e operadoras de turismo, instituições públicas e privadas, com o objetivo de implantar o sistema. O plano deve estar concluído no prazo máximo de cinco meses.