ILHÉUS INSTALA CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA OS IDOSOS

O município de Ilhéus foi habilitado para transformar o Programa Municipal do Idoso em Centro de Atenção Psicossocial para o Idoso (Caps). Com uma equipe formada por geriatra, psicólogo, assistente social e enfermeira, a unidade está funcionando no Núcleo de Atenção Especial (Nae), situado na avenida Soares Lopes, com o intuito de atender pacientes acometidos por depressão ou outras doenças freqüentes na vida do idoso, garantindo acompanhamento terapêutico. Entre outras propostas, os técnicos do centro realizam um trabalho personalizado, assistindo ao indivíduo acometido por sofrimento psiquiátrico, para facilitar a convivência e o incremento das relações interpessoais, de forma que o paciente e a família se identifiquem com a clínica.

Segundo o secretário Paulo Medauar, o idoso, ao chegar ao centro psicossocial, é consultado pela equipe multidisciplinar que encaminha o paciente para o serviço social e, a partir daí, é iniciado todo o programa terapêutico individualizado, com terapia ocupacional, através de oficinas diversas, principalmente com trabalhos manuais. Alguns pacientes são divididos em grupos, para que haja um processo coletivo de criação entre os próprios idosos, ouvida a opinião de cada um dos pacientes. Outro ponto considerado importante por Medauar é a alimentação indicada aos pacientes que são assistidos no Caps, com orientações básicas para melhor consumo de alimentos.

DEPRESSÃO – A depressão é um sintoma freqüente em todas as fases da vida. A secretaria estima que cerca de 15% a 20% dos idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre os idosos internados em asilos ou hospitais, que podem chegar a 26%. A pessoa apresenta tristeza profunda e duradoura, acompanhada de desânimo, apatia, desinteresse, impossibilidade de desfrutar dos prazeres da vida. Não se interessa pelas atividades diárias, não dorme bem, não tem apetite, muitas vezes tem queixas vagas de fadiga, dores nas costas ou na cabeça. Além disso, aparecem pensamentos “ruins”, como idéias de culpa, inutilidade, desesperança, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *