CONFERÊNCIA REGIONAL DAS CIDADES SERÁ ABERTA AMANHÃ EM ILHÉUS

A 1.ª Conferência das Cidades das Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia será aberta às 9 horas desta quinta-feira, dia 21, no auditório local da Ceplac, em Ilhéus, contando com a participação do prefeito Jabes Ribeiro, presidente da Amurc – Associação dos Municípios das Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, e prefeitos e representantes de mais de 20 municípios. De acordo com o secretário de Planejamento de Ilhéus, Antônio Vieira, o evento tem a finalidade de elaborar relatórios conjuntos sobre políticas de habitação, saneamento ambiental, desenvolvimento urbano, transporte e mobilidade urbana, que serão encaminhados à Conferência Estadual das Cidades, que acontece em outubro próximo, em Salvador, e, posteriormente, à Conferência Nacional das Cidades, em Brasília.

Após a Conferência Nacional das Cidades será instalado o Conselho das Cidades, que participará do desenvolvimento e detalhamento da política urbana para o Brasil. O novo Ministério das Cidades também recomenda que cada município e Estado da Federação realize a conferência e constitua seu conselho, de forma participativa. Com isso, será possível instituir novas matrizes para os Sistemas Nacional de Habitação, de Saneamento Ambiental, de Transportes Coletivos e Mobilidade Urbana, “visando a médio e longo prazo a universalização do acesso à moradia digna, ao saneamento ambiental, aos transportes públicos de qualidade, enfim ao direito à cidade; formular e sugerir uma matriz institucional aos outros níveis de governo para a eficaz e coordenada implementação da política urbana”.
Pela importância do evento, explica o secretário Antônio Vieira, “se torna imprescindível a participação dos municípios da região para que se possa realizar um amplo diagnóstico, além da elaboração dos relatórios, através de grupos temáticos”. Dessa forma – diz ele – poderemos garantir a continuidade e estabilidade na aplicação dos recursos públicos viabilizando a solução dos problemas urbanos por meio da ação planejada, com organização, unificando ações dos governos federal, estadual e municipal, assim como os órgãos federais”.

ILHÉUS – Após a abertura da 1.ª Conferência dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, o evento prosseguirá com palestras e oficinas. No dia 22, pela manhã, os grupos temáticos que vão elaborar os relatórios utilizarão auditórios existentes na cidade, retornando todos ao auditório da Ceplac, no período da tarde, para leitura dos documentos, numa grande plenária que reunirá os representantes dos seguintes municípios:Itapitanga, Buerarema, Una, Santa Cruz Vitória, Jequié, Itacaré, Nova Ibiá, Barra do Rocha, Gandu, Ibirataia, Lafayete Coutinho, Itajuípe, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Uruçuca, Firmino Alves, Floresta Azul, Lomanto Júnior, Mascote e Cândido Sales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *