ENCONTRO DEBATE PARTICIPAÇÃO DE PAIS NAS QUESTÕES ESCOLARES

Pais de estudantes e professores da Escola Municipal da Princesa Isabel estiveram reunidos ontem (18), no auditório do escritório local da Ceplac, em Ilhéus, onde foi discutido o desenvolvimento intelectual do aluno, tendo a família como a principal aliada nessa processo. O II Encontro de Pais da Escola Municipal da Princesa Isabel, que teve como tema a “Arte de educar é estabelecer limites”, fez parte de mais uma estratégia do estabelecimento de ensino, cujoS parâmetros se basearam no conceito do Programa Escola Campeã, implantado no município em parceria com o Instituto Airton Senna e a Fundação Banco do Brasil.

O programa Escola Campeã está atuando nas escolas da rede municipal de ensino, com as diretrizes de modernizar a gestão escolar e incentivar a participação da família nas questões escolares. Ilhéus, um dos dois municípios baianos beneficiados com o programa, obteve pontuação máxima na avaliação referente à gestão escolar e nota 1,47 nos itens relacionados à eficiência, cuja pontuação máxima é 3. Essa avaliação foi feita pela coordenação geral da iniciativa, e apresentada em Brasília aos secretários municipais do Brasil, contemplados com o Escola Campeã.
O psicanalista Pedro Chagas, pastor da Igreja Batista de Lindinópolis, ficou responsável pelo desenvolvimento da palestra que abordou assuntos referentes aos limites que os estudantes devem ter, como forma de não prejudicar a vida escolar. Segundo a diretora do estabelecimento, Lidiney Campos, a maior proposta do encontro ficou em torno das discussões sobre a administração do tempo dos estudantes nas escolas e junto às famílias, além da necessidade do acompanhamento dos pais as diversas atividades de seus filhos nas escolas e até na rua. Ela lembrou que, a parceria entre a escola e a família é fator preponderante no sentido de possibilitar aos estudantes bem-estar a nível pessoa e coletivo.
Na visão de Francisco de Jesus Santos, pai de estudante, “na nova era da educação, o encontro é muito oportuno, uma vez que é de fundamental importância a participação da família na vida escolar do filho, pois é no convívio familiar que tudo começa. Se os pais se aproximam da instituição de ensino fica mais fácil para educadores e alunos”, disse . No encontro diversas atividades foram desenvolvidas por alunos, como peças teatrais, jograis e dança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *