“MARINETE DE TIETA’ MARCA A SEMANA JORGE AMADO

Inspirado em diversas obras do escritor Jorge Amado, como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Tieta do Agreste”, “Jubiabá”, “Mar Morto” e “Tocaia Grande”, o espetáculo teatral que ganhou o nome de “Uma viagem na marinete de Tieta”, movimentou o centro da cidade de Ilhéus, semana passada, com apresentações que chamaram a atenção na Semana Jorge Amado de Arte e Cultura. A curiosidade deve-se a encenação da peça que acontece durante percurso feito no ônibus “Águia da Cultura”, durante 1 hora e 20 minutos, nas principais ruas do centro histórico da cidade, transportando o público e personagens, tendo como guia nessa aventura a personagem Tieta.

Contando com elenco de 15 atores, o ônibus partiu da praça Dom Eduardo, onde o público foi convidado por Tieta para fazer uma viagem pelas estórias de Jorge Amado “em sua marinete”. No caminho, pode-se testemunhar cenas como o amor de Nacib por Gabriela, o assédio de Tieta por seu sobrinho e o velório de Quincas Berro D’água. Em uma parada em frente à Praia do Cristo, por exemplo, as pessoas se emocionam ao ver o amor escondido de Lívia e Guma, e ao chegar no restaurante Velhos Marinheiros, o público desceu do ônibus para presenciar o dilema de “Dona Flor e seus dois maridos”.
Além da inovação, o espetáculo também possibilita a interação do público com os personagens. Paulo Atto – autor do texto e diretor da peça – diz que cada público reage de modo diferente, e que muitas pessoas descem do ônibus conversando com os personagens como se eles fossem reais, e até esquecem que os atores estão apenas encenando. Ele afirma que o projeto é de longa duração e vai continuar por vários finais de semana. “Como só cabem 30 passageiros no ônibus, teremos que fazer muitas sessões para que possamos atender a todo o público interessado”, afirma. No próximo final de semana, as apresentações serão às 16h30min, no sábado(16) e domingo(17), e o ingresso é uma lata de leite em pó.
ATRAÇÃO TURÍSTICA: O espetáculo “Uma viagem na marinete de Tieta”, patrocinado pela TIM Maxitel, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo – através da Bahiatursa -, pretende fazer parte do calendário cultural da cidade e servir como mais uma atração turística. “As pessoas que vêm para Ilhéus sempre procuram saber das histórias de Jorge Amado e conhecer as belezas da cidade, e com essa peça estamos integrando as duas coisas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *