FEIRA DO LIVRO ABRE A SEMANA JORGE AMADO DE CULTURA E ARTE

Começou hoje, em Ilhéus, a nova edição da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, evento do calendário cultural do município, que reúne na programação uma série de atividades em homenagem ao escritor baiano, que faria aniversário no próximo dia 10 de agosto. A programação foi aberta com a III Feira do Livro, na Biblioteca Pública Adonias Filho, além de palestra sobre a importância da literatura e o lançamento do CD “Ilhéus – vamos conhecer nossa história”, produzido pela presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maria Luiza Heine. Houve ainda o relançamento do título “Até mais verde”, do professor Pawlo Cidade.

Ao participar da abertura da Semana, a presidente da Fundação Cultural lembrou que apesar dos recursos tecnológicos, a exemplo da internet, o livro ainda é o melhor meio para o desenvolvimento intelectual do ser humano. Segundo ela, apesar de tantos avanços, o mercado editorial vem se superando a cada ano. Maria Luiza Heine pediu aos alunos na solenidade, que freqüentem a biblioteca e cultivem o hábito da leitura. Ela afirma que a biblioteca pública de Ilhéus abre caminho para o acesso de inúmeros títulos, dando oportunidade para se conheça os autores regionais, como o próprio Jorge Amado, Adonias Filho, Sosígenes Costa, Jorge Medauar, Telmo Padilha e Cyro de Mattos.
O secretário municipal de Governo e presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Soane Nazaré de Andrade, representou o prefeito Jabes Ribeiro que está em viagem a Salvador e Brasília. Ele ressaltou as questões referentes às diversas atividades da Semana Jorge Amado, com ênfase no trabalho do escritor que na sua carreira literária engrandeceu e divulgou a região do cacau. A diretora da Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Maria Luiza Nora, por sua vez, disse que “o livro ainda á artigo de luxo, por isso é necessário procurar formas de baratear os custos de publicação, no intuito de que todos tenham acesso à leitura”.

AUTORES REGIONAIS – Segundo Maria Luiza Nora, o livro proporciona inúmeras viagens ao imaginário e o hábito da leitura se adquire para o resto da vida. A Editus está expondo trabalhos num dos espaços da III Feira do Livro, que acontece até o fim da Semana Jorge Amado de Arte e Cultura, que vai até o dia 10 de agosto. O público poderá conferir 32 obras de autores regionais editadas pela UESC, entre elas, “A cabeça de água”, de Anísio Cruz, “Auto do descobrimento”, de Jorge de Souza Araújo, “São Jorge dos Ilhéus – da capitania ao fim do século XX”, José Carlos Vinhaes, “Manguezais da Bahia”, Sérgio Ramos, “Cartas do Brasil”, Henrique Campos Simões, “Expressões poéticas” e de Valdelice Pinheiro, entre vários outros de extrema importância para o enriquecimento da literatura regional. Além da Editus, estão expondo na III Feira do Livro da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte as editoras Saraiva, Scipione e Atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *