FURA-BOLO FAZ MAIS UM CURSO DE CAPACITAÇÃO

Os professores de escolas da rede municipal de ensino da sede e do interior de Ilhéus participaram ontem (30) de mais um curso de capacitação do Programa Fura-Bolo, realizado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Implantado no município a partir de 1999, o Fura-Bolo é um programa de apoio ao ensino fundamental de 1ª à 4ª séries e oferece recursos para o aprimoramento da aprendizagem por meio da literatura infantil, com vistas à preservação da cultura popular, e conta com o patrocínio da Fundação Cargill. Ilhéus é pioneiro da iniciativa no Brasil, ao lado do município de Mairinque, de São Paulo.

Segundo a coordenadora nacional da Fundação Cargill, Denise Cantourelli, a nova capacitação ocorreu em atendimento a sugestões de professores envolvidos com o programa. Ela disse que as propostas foram apresentadas através de enquete para questionar sobre possíveis mudanças na grade da programação do Fura-Bolo. Além disso, serviu para reafirmar os acertos e rever alguns conceitos que precisavam ser mudados. Depois do resultado, “foi ampliada a parceria com outras fundações, visando a inserção de outros tipos de literatura”.
Um total de 23 escolas vinculadas á secretaria municipal de Educação, sendo 13 da sede urbana e 10 da zona rural, desenvolve o programa que inclui 48 classes da cidade e 10 do interior, envolvendo um público de 9.113 alunos e 112 professores. As escolas ilheenses que integram o programa na sede são: Heitor Dias e Pedro Cerqueira, Professor Osvaldo Ramos, Centro Educacional Fé E alegria, Caic Darcy Ribeiro, Pinóquio, Pequeno Davi, Vovô Isaac, centros comunitários do Iguape e Dr. Nelson Oliveira Costa, Escolas Batista Memorial e Paulo Freire.
As da zona rural são Rodrigues Roma, em Inema; Estelita Rocha, Banco do Pedro; Escola Maria José Teixeira, Banco Central; Grupo Escolar Jabes Ribeiro, Couto; Temístocles Rocha, Santo Antonio; Escola Municipal Japu I, Japu; Professor Raimundo, Pimenteira; Antonio Sérgio Carneiro, Olivença; Lourivaldo Resende, Japu; e Grupo Escolar Henrique Cardoso, Sambaituba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *