ILHÉUS REALIZA A III SEMANA JORGE AMADO DE ARTE E CULTURA

A terceira edição da Semana Jorge Amado de Arte e Cultura, instituída pelo prefeito Jabes Ribeiro através do decreto n.º 32/2000, acontece no período de 03 a 09 de agosto próximo, com lançamento de revista, livro, CD-room, palestras, oficinas de arte, apresentação de peças teatrais, cinema nacional, além do projeto Seis e Meia Vai à Rua e outorga do Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte. O evento é produzido pela Fundação Cultural de Ilhéus, e na primeira mostra, ocorrida em 2001, foram apresentados compactos da novela “Gabriela” e os filmes “Tieta”, “Capitães da areia”, “Dona Flor e seus sois maridos”, além do documentário “Jorge Amado, garoto grapiúna, cidadão de Ilhéus” e “Três histórias da Bahia”.

De acordo com a programação divulgada pela presidente da Fundação, Maria Luiza Heine, no dia 3, às 18h30min, será realizada a abertura da semana com o show Seis e Meia Vai à Rua, na praça Dom Eduardo. No dia seguinte (4), na Biblioteca Pública Adonias Filho, às 10 horas, acontecem simultaneamente a abertura da Feira do Livro e lançamento da revista Kawê, CD-room História de Ilhéus e do livro “Até mais verde”; às 15 horas, a “Hora do conto”, e às 16 horas, palestra sobre a história do município. Para às 17 horas está prevista a saída da Marinete da Tiêta, do Largo Cultural; às 18h30min, primeira apresentação do Seis e Meia Vai à Rua, com grupos afros, na praça Dom Eduardo, e às 20 horas, cinema nacional com exibição do filme “Abril despedaçado”, na Fundação Cultural.
Na terça-feira (5), as atividades começam às 9 horas, com oficina de arte-educação, seguindo-se de a “Hora do conto”, às 10 horas, oficina de arte-papel, às 14 horas, e de nova palestra sobre história de Ilhéus, sempre na Biblioteca Pública. Às 17 horas, acontece nova saída da Marinete de Tiêta e nova apresentação do Seis e Meia Vai à Rua, com grupos folclóricos, às 18h30min. Encerrando as atividades do dia, será exibido o filme “Cidade de Deus”, a partir das 20 horas.
A Semana Jorge Amado de Arte e Cultura prossegue no dia 6, na biblioteca, às 9 horas, com oficina de arte-educação; às 10 horas, “Hora do conto”; 14 horas, oficina de arte-papel; 15 horas, “Hora do conto”; 16 horas, palestra sobre história do município. Às 17 horas, a Marinete de Tiêta leva novos espectadores para o passeio teatral, e às 18h30min grupos de balé se apresentam no Seis e Meia Vai à Rua. Já na Fundação Cultural, às 20 horas, será apresentado o filme “Bicho de sete cabeças”.
No dia 7, repete-se a programação na Biblioteca e da Marinete, nos mesmos horários, sendo que no projeto Seis e Meia será a vez da apresentação de “street dance”, e do filme “A partilha”. No dia 8, às 9 horas, acontece a exposição do resultado das oficinas e às 10 horas, a “Hora do conto”. Às 17 horas, nova viagem na Marinete de Tiêta, e às 18h30min, o “street dance” domina outra vez o Seis e Meia Vai à Rua. Já na Fundação Cultural, às 20 horas, será exibido o filme “Caramuru”.

Marcando o encerramento da semana, e também numa homenagem ao aniversário do escritor, que acontece dia 10, será outorgado o Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte, no dia 9, às 20h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus. O troféu é entregue anualmente a artistas, intelectuais e empresários que apoiam projetos culturais no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *