A partir deste sábado (12) a primeira diretoria da Associação Cultural das Baianas de Acarajés e Tabuleiros de Ilhéus, Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (ACBATISBA) toma posse. O evento acontece na rua 7 de Setembro, próximo a praça Cairu, centro da cidade de Ilhéus. A posse, marcada para às 14 horas, contará com homenagens às baianas mais velha da cidade e algumas personalidades negras de Ilhéus. Segundo informação do diretor cultural da associação, Lourival Madeira, a data de 12 de julho vai ser transformada em “Dia regional do acarajé”. Depois do lançamento, a entidade passará a promover aos sábados e domingos, no mesmo local, vendas de acarajés.
De acordo ainda com a diretoria cultural da entidade, o objetivo é valorizar as baianas de acarajé de Ilhéus e região, assim como aumentar suas vendas. Além disso, visa a preservação da cultura do verdadeiro acarajé e dinamizar culturalmente em Ilhéus, nos dias e horários em que o comércio registra queda de vendas. O encontro de baianas que acontecerá semanalmente, será sempre das 14 horas de sábado até às 6 horas de domingo. O público-alvo da promoção fica em torno dos moradores de Ilhéus, principalmente os trabalhadores do comércio, eventuais visitantes de cidades próximas, de outros estados e do estrangeiro.
Para a realização do evento, a rua 7 de Setembro será fechada ao tráfego e seis baianas deverão ser sorteadas por Sábado para comercializar acarajés, abarás, cocadas e outras iguarias, enquanto a entidade ficará responsável pela comercialização de cervejas e refrigerantes. Um grupo de pagode de mesa vai garantir a animação no local. Vários grupos afro ficarão responsável também por apresentações de reggae, pagode, capoeira. No local também vai comercializar camisetas, roupas afro, CDs. Os ambulantes poderão trabalhar livremente e a entrada é franca.