ILHÉUS HOMANEGEIA PERSONALIDADES COM COMENDA DO MÉRITO DE S. JORGE

A outorga da Comenda da Ordem do Mérito São Jorge dos Ilhéus, que homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico-social do município, foi ressaltada pelo governador da Bahia, Paulo Souto, ao participar da solenidade realizada no dia 28 de junho, no Teatro Municipal, quando o município comemorou o aniversário 469 anos de fundação e 122 anos de cidadania. De acordo com Souto, o número restrito de homenageados – apenas cinco por ano -, dá um caráter especial à Comenda, principalmente porque o prefeito Jabes Ribeiro condecora com esse importante prêmio de reconhecimento personalidades que realmente se dedicam em elevar o nome da cidade, seja residindo no próprio município como também aqueles filhos que foram buscar oportunidades em outros locais.

Este ano, o Conselho da Comenda, presidido pelo prefeito Jabes Ribeiro, distinguiu com a honraria pública o médico-geriatra Antonio Carlos do Espírito Santo, a professora Maria Albertina Gouvêa Pacheco (Tia Berta), o secretário estadual do Trabalho, o ilheense Eduardo Santos, o escritor e presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Hélio Pólvora, e o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra. Com exceção do presidente da estatal, que se fez representar pelo gerente para o Norte-Nordeste, Antonio Sérgio Santos, os demais homenageados se fizeram presentes ao evento, sendo responsáveis por momentos especiais de emoção, a exemplo do médico Antonio Espírito Santos e Tia Berta, que foram ovacionados pelo público durante a homenagem.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a entrega da comenda é uma oportunidade ímpar do município homenagear aqueles que, dentro de suas possibilidades e área de atuação, dão uma parcela de contribuição ao desenvolvimento local, minimizando também a situação dos mais carentes, a exemplo do geriatra Espírito Santo que desenvolve um importante e reconhecido trabalho frente ao Abrigo São Vicente de Paulo, amparando um grande número de idosos. Da mesma forma, o trabalho desenvolvido pela professora Berta Pacheco foi citado pelo prefeito como sendo um exemplo na área educacional, responsável por aconselhar e formar gerações.
Referindo-se ao secretário de Trabalho, Eduardo Santos, Jabes disse que alguns poderiam não conhecê-lo, “mas quem teve a oportunidade de assistir Esquerdinha jogar no Colo-Colo, jamais esquecerá a sua participação na equipe”. Ilheense, Santos saiu de Ilhéus há 40 anos, iniciando a vida profissional nos setor bancário, em Salvador, onde se destacou, galgando novos postos, até ser convidado pelo governador Paulo Souto a assumir uma pasta em seu governo. Sobre José Eduardo Dutra, lembrou o prefeito as parcerias realizadas com a Petrobras ao longo dos últimos anos, como a reforma da Casa de Cultura Jorge Amado, reforma do Bataclan (cujas obras serão reiniciadas neste segundo semestre), construção do Porto Seco para atender a demanda de caminhoneiros com destino ao Porto de Ilhéus, e a doação do escritório da Petrobras para implantação do Cepedi.
Ao distinguir o escritor e presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Hélio Pólvora, com a Comenda do Mérito de São Jorge, o prefeito Jabes Ribeiro, além de destacar seus dotes literários e o trabalho desenvolvido em prol da cultura local, lamentou seu afastamento da Fundação, por motivos particulares. Segundo ele, a obra de Pólvora, que também é membro da Academia de Letras da Bahia, tem o mesmo nível dos grandes escritores brasileiros, sendo, portanto, uma referência para a cultura grapiúna.
RECONHECIMENTO – Presente mais uma vez à solenidade, o senador Antônio Carlos Magalhães ressaltou a sua alegria em retornar à Ilhéus, “uma cidade que, por sua beleza e seu povo tão generoso, tem o poder de me deixar mais jovem para lutar pela Bahia e pelos baianos”. Na sua opinião, “e que as outras cidades não me ouçam, Ilhéus é a faixa de terra mais bela da Bahia e do mundo”, ressaltou. Por sua participação na economia do País, no auge da lavoura cacaueira, ACM disse que Ilhéus não deve agradecer nem à Bahia e nem ao Brasil: “ao contrário, a Bahia e o Brasil é quem devem agradecer a Ilhéus”.
Já o governador Paulo Souto, que viveu parte de sua juventude em Ilhéus, tendo estudado no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, voltou a se emocionar durante a solenidade, principalmente quando Tia Berta, ao agradecer a outorga da comenda, lamentou não ter sido uma de suas professoras, “mas me recordo que era um menino quieto, que não se envolvia em diabruras”, o que tirou risos da platéia que lotou o Teatro Municipal. Segundo o governador, a parceria com Ilhéus é mais que uma aliança, “é uma comunhão, e tenho a felicidade de aqui retornar e poder trazer novos investimentos, como continuarei fazendo, para que Ilhéus, que já é bela, possa ser ainda mais bela para o seu povo e para todos aqueles que a visitam”.
PRESENÇAS – À solenidade estiveram presentes a vice-prefeita Ângela Sousa, os deputados federais Fábio Souto, Reginaldo Germano, Félix Mendonça; os deputados estaduais, Fábio Santana e Antonio Rodrigues; secretário estadual de Indústria e Comércio, Otto Alencar; secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussalem; secretário estadual de Combate à Pobreza, Padre Piazza; o bispo diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zerinaldo Sena; a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Renée Albagli, o prefeito de Una, Dejair Birschner, vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *